Falece em Itu o empresário e professor Mylton Ottoni da Silveira aos 82 anos

Ao lado de Getúlio Schanoski, Ottoni recebendo a Medalha Domingos Fernandes em 2016/ Foto – Arquivo JP

Faleceu em Itu, na madrugada da última segunda-feira (06), o Acadêmico Mylton Ottoni da Silveira, aos 82 anos. Nascido em Cabreúva, em 29 de julho de 1936, era professor normalista diplomado pelo Instituto de Educação Regente Feijó. Estudou Pedagogia e Administração Escolar. Trabalhou como professor e Diretor de Escolas do Ensino Público do Estado de São Paulo.

Como empresário, fundou e dirigiu a Editora Ottoni, responsável pela edição de mais de mil títulos de obras literárias e técnicas. Desta forma, impulsionou a produção literária nas regiões de Itu e Sorocaba, responsável pela reedição de dezenas de obras históricas da literatura regional, de autores como Aluísio de Almeida, Francisco Nardy Filho, Cornélio Pires e Augusto Cesar de Barros Cruz.

Ottoni era estudioso da formação do povo paulista e das antigas aldeias do interior. É autor de “1000 Questões” (1976), além de diversos trabalhos publicados em revistas das associações que participava, como o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. Era associado de diversas entidades como o Rotary Clube, a SACI (Sociedade Amigos da Cidade de Itu) e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu.

Na Academia Ituana de Letras, ocupava desde 2009 a Cadeira nº 06, cujo patrono é o jornalista Joaquim Leme de Oliveira Cesar. Casado com a Sra. Inês da Silveira, deixou os filhos Marcelo e Maurício e netos. O enterro se deu às 17h do mesmo dia, no Cemitério Municipal de Itu.

A ACADIL homenageará a memória do Acadêmico Mylton Ottoni da Silveira em sua reunião mensal, no próximo sábado (11), às 10h, na Sala Padre Luís Yabar (localizada na Igreja do Bom Jesus).