Falta de manutenção em terrenos preocupa moradores

Medo é com relação a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças mortais

Por: Daniel Nápolimato alto

 

Com os casos de dengue já registrados na cidade, a preocupação da população aumentou no que diz respeito à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Porém, o Jardim Agarussi vem se transformando em um local propício para a proliferação do mosquito, pois há três meses, um terreno situado na rua Avelino Barbieri vem acumulando lixos, como latas, potes e garrafas que, camuflados em meio ao mato, cada vez mais alto, acabam servindo de abrigo ao possível surgimento do mosquito causador de doenças mortais.

Residente próximo ao referido local, a dona de casa Andréia Prieto, de 41 anos, explica como surgiu o problema. “Na verdade o terreno é particular, mas como está largado, entramos em contato diversas vezes com a Prefeitura, mas até agora nada foi feito. Desde novembro que não é realizada uma manutenção no local, que está perdido de mato”.

A dona de casa explica ainda que a atual situação do terreno é uma somatória de erros. “Vou falar a verdade. O povo reclama que as autoridades não fazem nada para melhor a situação do país, se falando na dengue, por exemplo, mas também não faz a sua parte. Cansei de ver moradores do bairro ou outras pessoas passando de carro e jogando lixo no terreno. É garrafa de refrigerante, cerveja, lata, sacolas, enfim, é uma nojeira. E isso é um ‘prato cheio’ para o Aedes Aegypti. Sem falar em ratos e aranhas que já apareceram em minha casa”.

Mato JdA moradora relata também que esse descaso prejudicou sua família. “Ano passado, por conta de toda essa situação, minha filha, que hoje tem 22 anos, contraiu dengue. Ela ficou 15 dias de cama. Felizmente melhorou, mas ficamos com muito medo e até hoje temos receio que alguém aqui de casa fique doente. Se o proprietário do terreno não tem consciência, não toma atitude, precisamos da ajuda das autoridades”, conclui.

Abandono

No mesmo bairro, nas proximidades da rua Avelino Barbieri, há um outro terreno abandonado, situado na rua Cipriano Agarussi, que, de acordo com moradores, também se encontra, desde novembro, na mesma situação.

Prefeitura

Questionada a respeito, a Prefeitura informa que o departamento de fiscalização da Secretaria de Obras já está providenciando notificação dos responsáveis pela limpeza das áreas e, esclarece ainda, que por meio da Secretaria Municipal de Saúde, enviará uma equipe do serviço de Controle de Vetores para a verificação dos terrenos.