Fase amarela: comércio funcionará das 10h às 20h em Itu

A Prefeitura de Itu deferiu ofício enviado pela Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII) para que o comércio possa funcionar das 10h às 20h no período que antecede o Natal, visando as vendas de presentes. O pedido foi feito porque a cidade – e todo o Estado de São Paulo – regrediu para a fase amarela do Plano SP de flexibilização da quarentena.

Antes, a ACII tinha divulgado horários estendidos para o período de fim de ano, mas os planos precisaram ser modificados. Isso porque, na fase amarela, os comércios só podem funcionar por até 10 horas diárias, consecutivas ou fracionadas, no máximo até as 22h.

A ocupação máxima também é limitada a 40% da capacidade do estabelecimento, que devem adotar os protocolos geral e setorial específico – como o uso obrigatório de máscaras por clientes e lojistas e a oferta de álcool em gel na entrada das lojas.

Ao JP, a Prefeitura afirmou que, sobre o horário estendido, a orientação fica a critério da Associação Comercial, sendo que os estabelecimentos têm autonomia para seguirem os expedientes de acordo com as suas necessidades, porém, dentro das restrições da fase amarela.