Feira “Antiguidades & Curiosidades” acontece neste domingo

Foto: Divulgação/Regina Lonardi

A Feira “Antiguidades & Curiosidades”, evento que se tornou tradição na cidade de Itu, acontece neste domingo (12), no Espaço Fábrica São Luiz, com entrada gratuita. Nesta edição, a feira terá ensaio aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira, visita gratuita guiada às dependências da Fábrica São Luiz e como tema de “Curiosidades” estará em exposição um automóvel antigo, fabricado na Itália.

A feira “Antiguidades & Curiosidades” acontece todo segundo domingo do mês das 9h30 às 18h e além de vender coisas interessantes, tem também uma vertente cultural e histórica, já que muitos objetos lá expostos fizeram parte das vidas de antigas gerações. E, muitos desses objetos têm a sua história e sua origem, que em muitos casos, vieram de outros países.

São dezenas de itens em exposição para venda: discos de vinil, decoração, semijoias, moedas, quadros e macramê, livros antigos e novos, colecionáveis, peças de automóveis antigos, peças de arte e artesanato local feito pelo Clube de Mães de Itu, cuja renda é revertida para ações sociais. Também estarão à venda pães veganos artesanais, queijos e cachaças.

A Orquestra Ituana de Viola Caipira faz um ensaio aberto às 10h. Criada em 2011, a Orquestra Ituana de Viola Caipira é coordenada por Célia Trettel e Adilson Rodrigues da Silveira, o Dill, e reúne aproximadamente 25 músicos. Como tema “Curiosidades” deste mês, vai estar em exposição um automóvel, modelo Fiat 128 Berlina, ano 1973, fabricado na Itália e adquirido novo pelo família do atual proprietário, Benedito João Tapadas Rodrigues.

Às 16h, ocorre uma visita gratuita guiada às dependências da Fábrica São Luiz, em que é narrada sua história. A Fábrica São Luiz, inaugurada em 1869, foi a primeira Indústria a vapor do estado de São Paulo. Patrimônio Histórico Nacional, a Fábrica São Luiz tornou-se um Espaço Cultural desde 2004. Encerradas as atividades industriais em 1982, seu prédio está sendo restaurado pelos proprietários, através da renda obtida nos eventos ali realizados. A entrada é franca. Informações: (11) 98680-1192.