Feira de Artesanato de Itu terá workshops com Balaio Mineiro Uai

Realizada pela Secretaria de Turismo da Prefeitura, de 05 a 08 de setembro, a Feira de Artesanato de Itu contará com workshops ministrados pela equipe da Balaio Mineiro Uai, na Praça do Carmo. Fundada no ano de 2008, a Balaio Mineiro Uai é uma federação de associações de artesãos e produtores caseiros do Sul e Sudoeste do estado de Minas Gerais.

As modalidades oferecidas serão: bordado livre, pirografia e reciclagem com garrafas. Serão aplicados workshops no período da manhã e à tarde, com limite máximo de 10 participantes por oficina. Cada interessado deverá levar o material de acordo com a oficina escolhida. As inscrições poderão ser feitas até quinta-feira (05) pelo telefone 4023-1544.

Confira a descrição completa dos workshops que serão realizados na Feira de Artesanato de Itu:

Oficina de Bordado Livre

Este é o minicurso de bordado livre para iniciantes do Clube do Bordado. Nele são ensinados pontos para contorno e preenchimento, suficientes para criar inúmeros bordados diferentes, além de técnicas para arremate, acabamento, processos e familiarização com materiais específicos e indicação de fornecedores.

Oficineira: Roseli M. Sitton do Amaral começou a fazer parte do Balaio Mineiro em 2009. Borda e faz artesanato desde criança e continua a prática até hoje. Nos seus trabalhos desenvolve algumas técnicas, como: bordado livre, kamal kadai, ajur, crochê, richelieu e falso crivo.

Duração: 1 hora

O aluno interessado deve levar: Linhas coloridas, principalmente nas cores: verde, vermelho, amarelo, rosa, roxo, azul, etc. Aproximadamente 40 cm de tecido liso de algodão, uma agulha de bordar, tesoura e uma folha de papel carbono para cada participante.

Oficina de Pirografia

A palavra pirografia é a arte de decorar madeira ou outros materiais com marcas de queimadura resultantes da aplicação controlada de um objeto aquecido, como o Fireplace poker. É também conhecido como ‘pokerwork’ ou ‘wood burning’. De origem grega, a palavra significa “escrita + fogo”. Cogita-se que a pirografia foi das primeiras manifestações artísticas humanas, já que a humanidade descobriu o fogo há mais ou menos dez mil anos. É uma forma de arte primitiva e ancestral.

Oficineiro: Álvaro desenhista desde 1974, começou a pirogravura em 1982.

Duração: 1 hora

O aluno interessado deve levar: pedaços de madeira de 15×10. 20×30. A quantidade que quiserem, madeira branca, pinus liso.

Oficina de Crochê

Amigurumi é uma técnica japonesa para criar bonecos feitos de crochê. A origem do termo vem da contração de duas palavras: amimono, que quer dizer crochê ou tricô, e nuigurumi, que significa brinquedo de pelúcia.

Oficineira: Cida é crocheteira há 19 anos. O crochê surgiu inicialmente em sua vida em uma hora de necessidade, e posteriormente se tornou uma profissão, sendo sua principal fonte de renda. Com um amor inexplicável trabalha com cuidado cada peça que faz a tornando única e exclusiva.

Duração: 1 hora

O aluno interessado deve levar: um novelo de cor clara e linha de amigurumi e agulha para crochê número dois e meio e manta acrílica.

Oficina de reciclagem com garrafas

Nesta oficina, estaremos ensinando e colocando ideias em prática para a reutilização das garrafas para criar e decorar com lindos artesanatos usando a criatividade que existem em cada um.

Oficineira: Adelaide desde criança tem contato com trabalhos artesanais. Aprendeu a fazer crochê na adolescência. Mas depois que se aposentou preencheu sua vida com que mais gosta, que é o artesanato. Inquieta e curiosa, aprendeu diversas técnicas de pintura em msg e resolveu integrar o grupo que defende a natureza reciclando garrafas, galões de água e vidros de palmito. A técnica que vai passar será a imitação de couro velho na garrafa.

Duração: 1 hora

O aluno interessado deve levar: garrafas, 1 rolo de fita crepe, 1 vidro de betume gel na cor tabaco, 1 vidro pequeno de tinta metal colore na cor ouro, trapos para limpar mãos e pincéis, bandejinha de isopor para usar como aquarela e pincel número 20.

Um comentário em “Feira de Artesanato de Itu terá workshops com Balaio Mineiro Uai

  • 04/09/2019 em 06:35
    Permalink

    Que maravilha, amei demais esse incentivo.
    Parabéns.

Os comentários estão desativados.