Feira de Velharias acontece neste domingo no Espaço Fábrica São Luiz

Foto – Juca Ferreira

Amanhã (10), acontece no Espaço Fábrica São Luiz a Feira de Velharias. Garimpos, encontros e animação são típicos desta feira que acolhe a todos em clima descontraído, lúdico e festivo, como pede uma verdadeira festa portuguesa. A entrada é gratuita.

Idealizada e organizada por Lili Pace – frequentadora dessas feiras em Portugal – a feira já faz parte do calendário de eventos da cidade, funcionando todo segundo domingo de cada mês, das 9h30 às 18h. O Espaço Fábrica São Luiz fica na Rua Paula Souza, 492, Centro. Mais informações (11) 4013-4554.

As Feiras das Velharias, que acontecem cada vez mais em Portugal, foram inspiradas na famosa Feira da Ladra, em Lisboa. Suas raízes remontam ao século XIII, e a princípio era um mercado itinerante, até se fixar no Campo de Santa Clara, onde até hoje funciona permanentemente duas vezes por semana.

Hoje é comum, tanto os turistas quanto os próprios portugueses deslocarem-se entre as várias cidades que já fixaram no calendário suas Feiras das Velharias, numa constante e divertida peregrinação em busca de antiguidades, raridades, curiosidades e uma infinidade de objetos de segunda mão, pequenos tesouros garimpados e comprados por verdadeiras pechinchas

Itu, como importante cidade que também faz parte da história de Portugal – já que hospedava o próprio Imperador – desde outubro de 2018 também tem a sua Feira das Velharias.