Férias: chegou o momento da revisão de seu carro

Confira algumas ficas para reduzir os riscos de imprevistos na estrada

Foto: Divulgação

Realizar a revisão do automóvel é fundamental para se trafegar com segurança e reduzir as chances de imprevistos nas estradas. No mês de dezembro, período em que milhões de pessoas viajam com suas famílias para aproveitar as festas de final de ano, seria um transtorno considerável atrapalhar o passeio devido a um problema mecânico que poderia ter sido evitado.

Para que tudo saia mais próximo do planejado, deve-se levar o carro a uma oficina para checagem de diversos itens, como motor, embreagem, freios, câmbio, suspensão, fios, cabos elétricos, pneus, bateria e ar-condicionado, entre outros.

Porém, anteriormente à revisão do carro, é importante lembrar que outros procedimentos no dia a dia podem ser feitos para verificar o funcionamento do veículo e assim contribuir para a manutenção preventiva, abrangendo desde a calibragem correta dos pneus até a verificação do nível do óleo do motor, além de testar os faróis, setas, luzes de ré e freio.

 

Quando fazer?

Geralmente, a revisão deve ser feita a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Já para quem adquire um carro novo, deve-se ficar atento às revisões obrigatórias, as quais são condição para que o veículo não perca sua garantia de fábrica. No entanto, o número dessas idas à concessionária pode variar conforme a montadora. (Daniel Nápoli)