Férias sem dor de cabeça

O período de recesso escolar está chegando e muitos pais não sabem o que fazer para entreter os filhos. Espaços de recreação são indicados

O que fazer com os filhos durante o período de férias? Muitos pais ficam sem ideias para entreter a garotada por quase um mês. Sem a rotina da escola e cursos, as crianças acabam recorrendo à TV e a internet para fazer algo – o que nem sempre é o indicado. Por isso, buscar espaços de recreação especializados é uma ótima opção.

Esses espaços geralmente não são escolas – apesar de algumas também oferecerem –, mas estimulam a cultura por meio de brincadeiras e oficinas variadas, como música, dança e artesanato. O lazer e a recreação são de fundamental importância na qualidade de vida das pessoas, e estão diretamente ligados à saúde e à educação.

Quando uma criança brinca, ela explora, descobre, experimenta e inventa diversas situações. Mais do que isso: ela desenvolve habilidades motoras, estimula a curiosidade, a autoconfiança, a autonomia, descobre a linguagem, o pensamento, a concentração e a atenção, além de contribuir para a socialização de meninos e meninas da mesma faixa etária.

Por isso, espaços especializados em recreação (de preferência dirigida e acompanhada por profissionais gabaritados) são ideais para os pais que não querem ter dor de cabeça durante esse período de recesso entre os meses de junho e julho.

 

Recreação de qualidade

É importante que o tempo dedicado às atividades recreativas seja de qualidade. Isso quer dizer que é preciso escolher bem as brincadeiras e os jogos que possam estimular o desenvolvimento cognitivo e as habilidades sociais da criança, como pintura, pular corda, jogos de tabuleiro, cantigas de roda e atividades culturais, entre outras.

Uma pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, descobriu que o entretenimento passivo, como assistir televisão e ver livros apenas de figuras, não estimula o desenvolvimento e torna as crianças menos propensas à felicidade. O estudo foi realizado em comparação às atividades lúdicas, com mais de 800 crianças de dois a três anos, entre 2007 e 2010.

A conclusão da pesquisa é de que mais tempo gasto assistindo televisão significa menos tempo dedicado a fazer outras coisas que possam trazer felicidade e proporcionar mais desenvolvimento.

 

Aquarela Recreação Dirigida

A Aquarela é uma opção para as crianças de 4 a 10 anos, no contraturno escolar, com pacote avulso, meio período ou integral nos dias em que não há aula na escola regular e também para as férias, com um espaço preparado para estimular as crianças ao máximo com atividades lúdicas que proporcionem a construção das diversas áreas do conhecimento.

“Eu estou há mais de 20 anos na educação e trabalhei nove anos no Colégio Patrocínio, com as irmãs. A gente atendia um projeto igual a esse, só que para crianças carentes, que não pagavam, e crianças do 1º ao 5º ano. Depois, fui ser coordenadora da creche André Luiz, mas a minha vontade de montar um projeto igual a esse não tinha passado ainda”, explica Alessandra Zaim, responsável.

“Em janeiro do ano passado, eu e meu marido Carmo resolvemos montar a Aquarela, para atender crianças tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental”, prossegue a educadora. As atividades recreativas são dirigidas. “Não é uma brinquedoteca em que a criança brinca livre a tarde toda. A gente tem pedagogas, estudantes de Pedagogia e a gente faz também a parte pedagógica no sentido de acompanhar as crianças na lição de casa que a escola pede”, explica.