Férias: Verão, sol e diversão!

Smiling beautiful woman poses at beach chair, applies sun lotion on arm, enjoys sunbathing during summer vacation, wears red swimsuit, poses on sandy seaside with palm tree and seagulls in background

Já faz um bom tempo que o protetor solar deixou de ser novidade e foi incorporado no dia a dia, assim como escovar os dentes, por exemplo. Só que não! Ainda tem quem não entendeu que muito mais do que um cosmético que protege a pele contra o envelhecimento precoce, o protetor solar é um medicamento de prevenção contra o câncer de pele. O sol é implacável e os seus efeitos nocivos são cumulativos.

Mas, falando somente do aspecto beleza, a falta de proteção da pele contra os raios solares é o principal fator de risco para o surgimento de manchas, rugas e marcas de expressão. A pele do rosto pede um protetor específico para esta região do corpo. E falando no corpo, a atenção deve ser redobrada. Deve se ter cuidado com as cicatrizes cirúrgicas; quem fez uma cirurgia, há pelo menos seis meses, deve redobrar a atenção com a cicatriz. A recomendação é usar protetor solar e não tomar sol diretamente na região da incisão para prevenir manchas ou a piora do aspecto cicatricial.  

E pessoas que passaram por sessões de laser de CO2 fracionado, peeling químico ou qualquer outra terapia abrasiva, devem evitar o sol por no mínimo 30 dias. Depois disso, é mandatório o uso de um protetor facial com fator de proteção 60 a 70.  O protetor deve vir acompanhado de óculos de sol, chapéus ou bonés e evitar ao máximo expor a região facial diretamente aos raios solares.

Cuidado com o uso de esfoliantes no Verão. O ideal é não fazer este tipo de procedimento na pele nessa estação do ano porque a pele fica mais sensível quando exposta ao sol, mesmo com o uso de protetor solar. O ideal é manter a pele bem hidratada e limpa. Uma dica, usar água termal para hidratar e refrescar a pele. A água termal é boa também para hidratar os cabelos.

Os pés e as mãos costumam ser esquecidos, no entanto também precisam de atenção. Capriche no protetor solar e na hidratação. E nunca é demais lembrar, use luvas quando manusear produtos de limpeza em geral. Os mesmos podem causar alergias e irritações na pele, além de promoverem um tipo de desgaste na pele, deixando as mãos com pele enrugada e aspecto envelhecido. Já que estamos falando das mãos, não negligencie no cuidado com as unhas. Hidrate as cutículas (existem produtos específicos para isso), mantenha as unhas limpas e lixadas. Mesmo que você não tenha o costume de remover as cutículas, o aspecto melhora muito se você mantiver a hidratação em dia. A dica vale para as mulheres e para os homens também. 

No Verão, é possível realizar alguns tratamentos faciais, como aplicação de toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico. Ainda assim, é preciso evitar a exposição ao sol e usar protetor sempre, reaplicando a cada quatro horas ou quando molhar/lavar o rosto. Em caso de transpiração excessiva, também é preciso reaplicar o protetor solar. A limpeza de pele também pode ser feita, desde que não sejam usadas substâncias abrasivas no procedimento.

Proteção contra os raios de sol é palavra de ordem!