Festa de São Benedito 2019 é iniciada com fixação do mastro e missa

Por Daniel Nápoli

Tradicional fixação do mastro foi promovida pela comunidade, durante a abertura da festa / Foto – Daniel Nápoli

No último domingo (06), Dia de Reis para a religião Católica, foi comemorado também o dia de São Benedito. Na oportunidade, foram iniciadas as festividades ao santo padroeiro dos cozinheiros, com a fixação do “Mastro de São Benedito”, uma tradição da cidade, realizada em frente a igreja que leva seu nome, situada no Centro de Itu, construída no ano de 1910, após um incêndio ter destruído, em 1907, a Igreja de São Luiz de Tolosa, que anteriormente era o templo da Irmandade de São Benedito na cidade, fundada no ano de 1693.

O evento, que contou com a presença do Grupo Cia. Folia de Reis Estrela do Oriente de Itu, foi prestigiado por centenas de fiéis, que após a fixação do mastro acompanharam a missa festiva, presidida pelo padre Francisco Carlos Caseiro Rossi.

A Festa de São Benedito 2019 tem sequência amanhã (10), com missa festiva às 19h, com a solenidade religiosa se repetindo no mesmo horário na sexta-feira (11).

Ainda em sua parte litúrgica, no sábado (12) será celebrada a missa da saúde e às 19h a missa festiva. No domingo (13), uma missa solene ocorrerá às 11h, sendo realizada uma roda de samba em frente a igreja, após a celebração.

Também no domingo, às 15h haverá missa festiva, seguida de procissão com a imagem do santo percorrendo ruas centrais da cidade, retornando para a igreja onde haverá a benção final, encerrando assim a parte litúrgica da festividade.

Saindo da liturgia, será realizada também a tradicional quermesse no sábado e no domingo (dias 12 e 13), com barracas de cuscuz, doces, bebidas, lanches e sorteio de prendas. Mais informações a respeito da festividade pelo telefone: (11) 4022-4971.