Festa de São Cristóvão: recordações e importância da festividade na cidade

Beatriz e a família durante uma procissão motorizada em louvor a São Cristóvão (Foto: Arquivo pessoal)

Neste domingo (25), será realizada  após a missa das 8h a tradicional procissão motorizada de São Cristóvão. As festividades ao santo padroeiro dos motoristas, por mais um ano, não contam com quermesse, devido à pandemia de Covid-19.

O Periscópio conversou nesta semana com dois paroquianos que comentaram sobre suas trajetórias em uma das festas mais tradicionais da comunidade católica de Itu.

Encarregada de departamento pessoal, Beatriz Miranda Scalet, de 30 anos, comenta que a Festa de São Cristóvão para ela “tem um gostinho de infância”. “Lembro-me de quando eu ainda era criança, e meu pai começava a lavar e preparar o caminhão um dia antes do tão esperado evento anual, a grandiosa procissão motorizada”, recorda.

“No dia da procissão, participávamos da missa, logo após saíamos seguindo o nosso padroeiro e protetor dos viajantes pelas ruas de Itu. Alguns ônibus e caminhões fazendo uma espécie de ziguezague sincronizado, famílias completas em caminhões, motos buzinando”, prossegue.

“Ao chegar de volta a paróquia, recebemos a almejada benção que acreditamos nos proteger até que a próxima procissão aconteça. Sem contar a quermesse deliciosa de todos os anos, sempre muito organizada e limpa. Festejar São Cristóvão é uma tradição passada do meu pai para mim, e com certeza algo que passarei para minha filha. É sem dúvidas uma festa emocionante, todos os anos”, acrescenta Beatriz.

Integrante do grupo de canto – Ministério de Música – da Paróquia de São Cristóvão, paróquia esta em que é membro há aproximadamente 30 anos, João Antônio da Silva também fala de suas recordações da festa. “Sou do tempo quando era chão batido, os bancos eram de taboas de construção, não tínhamos altar, às vezes, onde é o altar hoje nós fritávamos até pastéis na época de festa para angariar valores, shows com grupo sertanejo. São histórias marcantes da paróquia”.

João participando de uma das missas na Paróquia São Cristóvão (Foto: Arquivo pessoaal)

 “O padroeiro não envolve somente os fiéis, que são católicos, mas abre-se um leque maior, porque envolve o motorista. Muitos e muitos motoristas passam por ali para pedir benção, para ganhar um sinal da cruz no dia da procissão, e servir essa paróquia sempre foi muito gratificante. É a paróquia que eu respiro”, acrescenta.

João comenta ainda sobre o que representa São Cristóvão. “É o ponto de referência para o motorista e como ele vai chegar até Deus? Através dele. O motorista que é católico começa a se aproximar de Deus, da Virgem Maria, muitas vezes pelo santo de sua devoção, o que para muitos é São Cristóvão. E muitas pessoas começam a querer fazer parte dessa paróquia”.

O paroquiano também comentou sobre a pandemia e as restrições que a mesma impôs. “A pandemia alicerçou muito mais a fé, levou muito mais a satisfação religiosa”.

Ao JP, o pároco da Paróquia de São Cristóvão, Robinson Adolfo Veronezze comentou sobre a realização da 38ª Paróquia São Cristóvão. “Vale destacar a vida deste grande Santo, que carregou a Cristo em seus ombros, conduzindo este menino de uma margem a outra do rio; porém, conforme atravessa o rio, a criança ia ficando mais pesada e só com muito custo e sofrimento ele conseguiu depositar com segurança o menino na outra margem. Então perguntou: ‘Como pode ser isso? Parece que carreguei o mundo nas costas’. O menino respondeu: ‘Não carregou o mundo, mas sim seu Criador’”.

“Assim Jesus se revelou a ele e o convidou a ser seu apóstolo. São Cristóvão, cujo nome significa ‘aquele que carrega a Cristo’, é para nós cristãos um modelo de fé, caridade, coragem, constância e disponibilidade em servir ao Senhor da Vida. Isso faz com que, todos os anos, a nossa comunidade,celebre com muita alegria e fervor a Solenidade de São Cristóvão, que reúne milhares de devotos, do nosso município de Itu, como também dos municípios vizinhos”, destaca o sacerdote.

“Celebrar a festa de um padroeiro em sua Paróquia, eu diria que é uma grande renovação de participação, de comunhão, unidade, partilha, serviço; pela qual, encontramos pessoas da comunidade sempre generosas em fazer com que a festa possa acontecer com muito amor”, acrescenta o padre.

O sacerdote explica ainda que para a realização da festa, são dias e meses de preparações, “reuniões, organizar patrocinadores, etc.; faz com que a própria comunidade vivencie estes momentos fortes de evangelização, porque celebrar a festa de um santo ou uma santa em qualquer que seja a comunidade é congregar o povo de Deus em torno de uma espiritualidade da vida destes santos”.

Missas

Neste sábado (24), dentro da 38ª Festa de São Cristóvão, haverá missa às 18h, com presença do padre Raymundo A. da Silva da cidade de Bom Jesus de Pirapora.

Já no domingo (25), Dia do Padroeiro São Cristóvão, será celebrada missa às 8h com a presença do padre Robinson Adolfo Veronezze e em seguida a procissão motorizada pelas principais avenidas da cidade de Itu, com a bênção de todos os veículos.

Na oportunidade, a Paróquia de São Cristóvão solicita a generosidade das pessoas em fazer doações em espécies ou em alimentos não-perecíveis, que serão doadas para as famílias que são assistidas pela paróquia.

“A Festa de um padroeiro é fundamental no processo de evangelização; portanto, queremos nesta festa rezar por todos os motoristas, para que possam ser fiéis a Deus, respeitando as leis de trânsito, buscando preservar a vida e testemunhar o Evangelho nas estradas. Na verdade, sentimos saudades das edições anteriores da festa, onde havia uma grande participação de milhares de pessoas após as missas com toda a quermesse, shows, etc.”, diz o padre Robison.

O sacerdote acrescenta. “Mas, em função da pandemia, já fazem dois anos que não realizamos a festa que sempre foi muito bem participada pelo povo ituano; o tradicional evento será realizado com um novo modelo de festa, que chamamos de ‘sistema drive-thru’, onde as pessoas compram antecipadamente os seus pedidos de pastel, pizza e este ano faremos uma feijoada, que deverá ser retirada no salão paroquial, seguindo todos os critérios de protocolos de higienização para que as pessoas possam levar para casa e partilhar o seu almoço ou jantar em família”.

Neste sábado (24), serão vendidos pastel de carne ou queijo, kit com cinco pastéis ou uma pizza de muçarela para ser assada em casa; e no domingo (25): pastéis e uma feijoada completa que serve duas pessoas, acompanhada de arroz, couve, torresmo e vinagrete.

Haverá um horário para retirar: sábado das 17h às 20h e no domingo das 11h às 14h, no salão paroquial da Paróquia São Cristóvão. E neste período de retirada no domingo no sistema drive-thru, também haverá vários sorteios para aqueles que comprarem seus pedidos.