Festa em honra a Santa Rita de Cássia começa nesta semana no Centro de Itu

A Festa de Santa Rita de Cássia, uma das mais tradicionais do calendário religioso de Itu, acontece entre os dias 16 e 22 de maio. O evento, em honra à Santa das Causas Impossíveis, tem início amanhã (16) com missa às 19h30. O tríduo continua na sexta-feira (17) também às 19h30 e termina no sábado (18), às 19h.

No domingo (19), haverá missa festiva às 7h e missa solene às 9h30. Já às 17h acontece a grandiosa procissão, que todos os anos reúne milhares de fiéis nas ruas do Centro de Itu. Na quarta-feira (22), dia litúrgico de Santa Rita acontece missa festiva às 8h e missa solene às 19h30.

Além da programação religiosa, a festa conta com a tradicional quermesse, que este ano será realizada na Praça Duque de Caxias (Quartel). A quermesse tem início no sábado (18), às 10h, com diversas barracas de comes e bebes e brincadeiras. No domingo (19), após a missa das 9h30, acontece o leilão de boizinhos e em seguida a quermesse, que continuará até a noite, marcando o encerramento das festividades. Mais informações pelos telefones (11) 4023-7343 ou 4013-0517.

Mudança de local
Desde 2017, a quermesse acontecia no estacionamento do Mercado Municipal graças a uma solicitação do vereador Rodrigo Macruz, mas neste ano, devido às reformas de restauração do Mercadão, a festa ocupará as ruas do Largo do Quartel.  A programação religiosa (como missas e procissão) será mantida na Capela de Santa Rita.

A Rua Santa Cruz ficará liberada para o trânsito normal. Já a Rua Garcia Moreno (travessa da Praça Duque de Caxias) ficará fechada. A tradicional procissão manterá seu curso normal. Outro fator importante é que a Casa de Santa Rita, que fica na Rua Santa Cruz próximo ao estacionamento do Mercadão, continua sendo o local onde é produzido tudo para a festa. Dessa forma, ocorrerá a baldeação das comidas da Casa para o local da festa. “Pedimos a compreensão e atenção dos munícipes com relação a isso, até porque no dia da procissão pode haver dezenas de milhares de pessoas, como sempre ocorre, por isso, todo cuidado é pouco”, relata o vereador Macruz, devoto e festeiro de Santa Rita há 27 anos.

Popularidade de Santa Rita em Itu
Margherita Lotti , popularmente conhecida como Rita de Cássia, nasceu na cidade de Roccaporena, na Itália, em 1381 e morreu na cidade de Cássia, em 22 de maio de 1457. A Santa das Causas Impossíveis adquiriu grande carinho e admiração por parte dos ituanos, sendo a festa uma das mais populares da cidade, reunindo milhares de devotos todos os anos. Durante o percurso da tradicional procissão são entregues rosas de diversas cores para os fiéis.

O motivo seria um dos milagres de Rita, que em um dia de inverno rigoroso com muita neve, havia pedido para uma parente que foi visitá-la que lhe trouxesse uma rosa de seu jardim. Como Rita estava muito doente, acharam que estava delirando, no entanto, a parente ao passar pelo jardim se deparou com a rosa e colheu-a para entregar à Rita.   

A Igreja de Santa Rita é uma das construções urbanas mais antigas de Itu, mantendo a arquitetura original desde a inauguração, em 1728. Era também o local onde tropeiros se concentravam e pediam proteção à Santa para suas viagens.