“Festival de Curtas” do Colégio Monteiro Lobato acontece nesta sexta-feira

Primeira edição do Festival reuniu alunos, pais e demais convidados em grande evento no ano passado/Foto – Yasmin Cardozo

Nesta sexta-feira (01/12), a partir das 19h no Colégio Integrado Monteiro Lobato, de Itu, acontece mais uma edição do “Festival Estudantil de Curtas”. No evento, aberto à comunidade escolar e a demais interessados, ocorrerá a premiação dos curtas-metragens produzidos pelos alunos do Ensino Médio, como atividades das disciplinas de História e Português.

Idealizado pelo professor Marcelo Leite, com apoio da professora Claire Quirino, o Festival surgiu como uma alternativa aos métodos de avaliação tradicionais, a fim de estimular os alunos a refletirem e pesquisarem sobre assuntos importantes, mas poucos explorados dentro da sala de aula. O tema deste ano é “Que história conta nossa casa?”. “Criamos um projeto de educação patrimonial para que os alunos olhem para seus próprios lares. Queremos que eles enxerguem como é possível utilizar os saberes, experiências e objetos das nossas casas para compreender a História regional e até mesmo nacional”, explica o educador.

Ao longo de três meses, foram desenvolvidos cadernos de pesquisa baseados em amplo levantamento bibliográfico. Após serem exibidos internamente, os trabalhos foram avaliados por uma comissão composta por profissionais externos das áreas de Linguagens, Patrimônio e Memória. Todos os curtas-metragens estão disponíveis para serem assistidos pelo link www.goo.gl/CAcBtQ. O Colégio Integrado Monteiro Lobato está localizado na Rua Tenente Olavo de Assis, 12, Centro. Mais informações: (11) 4024-2984.