Fidget spinner: a sensação do momento

Os “brinquedinhos” feitos de metal e acrílico servem para aliviar o estresse e divertir

Gabriela Prado

O fidget spinner (ou hand spinner ou spinner, para os íntimos) surgiu há pouco tempo e já ganhou o coração – e os dedos – de muitos brasileiros. O brinquedo giratório é feito de metal e acrílico e serve para aliviar o estresse e entreter o usuário por possuir um mecanismo de rotação diferenciado e cores chamativas. Ele nada mais é do que um objeto para passar o tempo.

O spinner, na verdade, surgiu em 1990, criado por uma engenheira química chamada Catherine Hettinger, a qual teve a ideia de fazer um brinquedo para entreter as pessoas e promover a paz, porque sua ideia surgiu após ver crianças brincando com pedras em Israel.

O brinquedo giratório ganhou força recentemente e já está nas mãos de crianças, jovens e adultos, sendo utilizado até mesmo para pequenas competições externas entre jovens, para ver quem consegue mantê-lo girando por mais tempo, já que ele funciona como um gira-gira.

 

Design

O fidget spinner básico consiste em ser uma estrutura pequena com dois ou três pinos (lâminas) e um rolamento em seu centro, fazendo com que o usuário segure o brinquedo pelo centro enquanto o rolamento faz com que ele gire. A estrutura pode ser feita de aço inoxidável, titânio, alumínio, cobre, plástico (ou acrílico) e até latão, e os tipos de rolamentos utilizados geralmente são de cerâmica ou de metal (aço inoxidável ou cromado).

 

 

Finalidade e precauções

Apesar de todas as promessas sobre o spinner auxiliar na concentração, não existem pesquisas científicas que comprovem o impacto real deste tipo de brinquedo em adultos ou crianças. Porém, há pesquisas em relação ao uso deles, e acredita-se que brinquedos como o fidget spinner ajudam crianças e adultos que sofrem com “sobrecarga sensorial” (estado mental no qual o cérebro não consegue processar direito os estímulos vindo dos sentidos, como sons, cores, texturas e gostos).     Algumas dessas sobrecargas resultam em um meltdown, que é uma reação exagerada, chamada de “birra”, que pode resultar em choros, gritos, convulsões musculares ou sensação de paralisia. Em alguns países ele foi proibido nas escolas por fazer ruídos e distrair as crianças de seus trabalhos escolares. No Brasil, é recomendado que os pais e responsáveis legais das crianças fiquem supervisionando a brincadeira, porque se caso o revestimento de acrílico quebrar, a lâmina de metal interna pode cortar ou a criança pode até mesmo engoli-la!

 

Faça você o seu spinner!

É claro que a internet não nos deixaria sem um Do It Yourself (“Faça você mesmo”, em tradução livre) de um fidget spinner. Para confeccionar um, você precisará de:

• 5 tampinhas de garrafa pet;

• 1 palito de churrasco de 6cm;

• pistola de cola quente;

• tesoura;

• caneta permanente preta;

• furadeira.

 

Para montar o spinner, você deve furar o centro de duas tampinhas e juntá-las (a parte de cima delas) com cola quente, com os furos dos centros alinhados. Após isso, você deve fazer, nas duas tampinhas já coladas, três marcações com caneta permanente para colar as outras tampas. Após marcar as tampas centrais, você deve colar as outras três tampinhas nas centrais, e depois, você deve fazer uma espécie de “borracha” com a cola quente em volta de uma das pontas do palito de churrasco de 6 cm. Após a cola quente secar, você precisa colocar o palito no furo central das tampas e fazer uma outra “borracha” na outra ponta do palito, para que o palito não “ande” dentro do furo das tampas centrais. Assim que secar, você já pode desfrutar do seu DIY spinner!

 

Curiosidades

Os hand spinners estão sendo comparados com os antigos beyblades, que eram um tipo de peão em que a finalidade era você puxar uma alavanca de fricção para fazê-lo girar. A garotada realizava campeonatos na rua com os beyblades e até existiam pistas específicas para as batalhas.

Os youtubers até criaram batalhas entre o fidget spinner e o beyblade, e claro que o beyblade ganhou por possuir um mecanismo físico mais apto a aguentar a velocidade de se manter em movimento e por possuir uma massa mais elevada do que o gira-gira acrílico.

Então chegamos a uma conclusão: o spinner é mesmo um brinquedo novo que ganhou fama por ser pequeno e ter uma aparência chamativa, e pode sim ser divertido, mas deve ser usado com cautela e sabedoria!