Filmes para curtir o Natal

Por André Roedel

Em uma semana com poucos grandes lançamentos, a coluna abre espaço para falar de filmes antigos – ou nem tantos. Obras que mesmo com o passar do tempo não deixam de ser atuais e importantes por conta de um motivo: mantêm vivo o espírito natalino. Nas próximas linhas, vou recordar longas-metragens que têm o Natal como tema principal e marcaram época.

Pra mim, é impossível falar de filme com contexto natalino sem citar logo de cara o clássico Esqueceram de Mim. A pérola do início dos anos 1990 com direção de Chris Columbus e roteiro de John Hughes encanta até hoje adultos e crianças, que recordam todas as aventuras do personagem vivido pelo ainda promissor Macaulay Culkin num típico Natal americano. Inesquecível.

Outro filme que é muito marcante é Um Herói de Brinquedo, outro clássico da “Sessão da Tarde”. Comédia familiar com cheirinho de Natal, a produção protagonizada por Arnold Schwarzenegger – em uma de suas mais hilárias atuações – mostra um pai viciado em trabalho em busca de um quase esgotado boneco do “Turbo-Man” para seu filho.

As animações também são mágicas nesse período do ano. Como falar de Natal sem citar O Estranho Mundo de Jack? Dirigido por Henry Selick, o filme em stop-motion foge um pouco das tradicionais obras natalinas e mistura humor, espanto e Halloween com todo o encanto da estética adotada por Tim Burton, que produz o longa-metragem de 1993.

Ainda no quesito animação, outro destaque é O Expresso Polar, de 2004. Usando captura de movimentos, o grande Tom Hanks interpreta um condutor de um trem que embarca para uma aventura mágica no Polo Norte. Além de esteticamente incrível, o filme traz importantes temas como a amizade, coragem e, claro, o espírito natalino.

Mas nem só de comédia e animação sobrevive o Natal: o período também já foi pano de fundo para bons romances, como Simplesmente Amor. Lançado em 2003, esse filme de Richard Curtis mostra nove histórias que se entrelaçam – e atingem o ápice na noite de Natal – mostrando as complexidades da emoção que nos conecta a todos: o amor.

Por último, mas não menos importante, destaco um dos filmes mais interessantes de Natal: O Grinch, de 2000. No longa, Jim Carrey vive uma criatura que não gosta da celebração e decide acabar com a festa de todos, roubando seus enfeites. Ao mesmo tempo, uma garotinha percebe que as pessoas estão mais preocupadas com as compras do que com os sentimentos. Então, juntos, eles acabam descobrindo o verdadeiro sentido e significado da data. Emblemático.

Então, se você for ficar de bobeira em casa durante esse feriado, recomendo que você procure algum desses filmes e aproveite a data, sempre lembrando do mais importante no período natalino: a união. Feliz Natal e um próspero Ano Novo!