Fim do Consórcio da Saúde é abordado na Palavra Livre da Câmara

Foto: Arquivo/JP

 

Na última terça-feira (21), o fim do Consórcio Intermunicipal da Saúde (CISA – Vale do Tietê), após a desistência da Prefeitura de Porto Feliz, foi abordado na Palavra Livre da sessão ordinária da Câmara Municipal. A vereadora Maria do Carmo Piunti (PSC) disse acompanhar com “muita preocupação as ações do consórcio não acontecerem”.

A parlamentar ainda disse estar acompanhando as notícias sobre a saída dos porto-felicenses, porém disse não saber se as informações são verdadeiras ou falsas. “Não queremos acompanhar pelo Facebook. Na próxima semana, vou fazer um requerimento pra saber a quantas anda o consórcio”, declarou a experiente vereadora.

O novo vereador Ricardo Giordani (PTB), em aparte, reforçou a notícia dada pelo Periscópio na semana passada. “A informação oficial é que a Prefeitura de Porto Feliz saiu do consórcio, e não tendo mais Porto Feliz nele, o consórcio vai se desfazer. Os trâmites legais eu não sei, não estou participando”, disse. “O fato é que o Consórcio Intermunicipal da Saúde, infelizmente, não por nossa vontade, está encerrado”.

Maria do Carmo então disse que ainda assim fará um requerimento apenas para saber sobre como será o processo legal de encerramento do CISA. “Lamentamos profundamente, porque era uma grande expectativa. Foi nos colocado como se fosse um grande avanço para a cidade de Itu, em termos de barateamento de custo”, relembrou.

 

Projetos aprovados

Com menos de duas horas de duração, a sessão desta semana contou com a aprovação de quatro projetos de denominação de vias públicas em primeira discussão. Os autores foram José Galvão (DEM), Normino da Rádio (PHS), Macruz (PTB) e Luciano do Secom (PTB).

Além disso, houve a aprovação em regime de urgência de um projeto que visa abrir crédito adicional por conta do recebimento de uma emenda de R$ 100 mil enviada pelo deputado federal Miguel Lombardi (PR), através de indicação do vereador Thiago Gonçales (mesmo partido). A verba será destinada para compra de veículo e para custeio de subvenção social da Vila Vicentina.