Fisioterapia personalizada e seus diversos procedimentos

Além da diminuição de dores musculares, as técnicas utilizadas proporcionam bem-estar e melhor qualidade de vida diária

Muito conhecida por ser extremamente útil para lesões corporais e para o bem-estar, a fisioterapia possui diversos procedimentos para cada tipo de pessoa e cada patologia, sendo personalizada para atender a necessidade específica de cada um. A fisioterapeuta Drª Maura Sales, formada em 2002 com pós-graduação em fisioterapia aplicada a Dermato-Funcional no Instituo Gama Filho, especialização em Acupuntura e Terapias Alternativas pelo CEATA (Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas) e também em Fotobiomodulação na fisioterapia e MTC (laserterapia e laserpuntura) pelo Instituto Ibeco-DMC, explica o atendimento individual. “Nele, as atividades são específicas de acordo com cada paciente e sua situação, sem que haja exposição a outros, há uma recuperação mais rápida, pois o paciente pode realizar as atividades conforme sua necessidade, e há a garantia de uma melhor qualidade de atendimento, com a atenção do profissional voltada somente para o paciente”.

Procedimentos

Drª Maura Sales atua na área desde 2002

Dentre os procedimentos consta a laserpuntura, que possui todos os benefícios da acupuntura, mas é feito com aparelho de laser, sendo mais rápido, indolor e não invasivo, “muito bom para quem tem aicmofobia [medo de agulhas]”. Na avaliação para definir o tratamento, Drª Maura conta que analisa o paciente como um todo. “Isso é o principal para um bom tratamento, não podemos ver o paciente apenas como uma patologia”, conta a profissional.

Utilizando laser de baixa potência em substituição às agulhas, a laserpuntura mantém os mesmos benefícios da acupuntura, promovendo ação analgésica e anti-inflamatória, sendo muito utilizado em dores osteomusculares e alterações emocionais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a prática para tratamento eficaz e seguro de patologias sintomáticas ou não – como alergias, ansiedade, artrite, artrose, ATM, ciatalgia, depressão, dor muscular, enxaqueca, epicondilite, nevralgia, reumatismo e sinusite.

Também há a Técnica ILIB a laser (Intravascular Laser Irradiation of Blood), em tradução livre irradiação do sangue com laser vermelho. O método é utilizado para ativação celular, gerando efeito antioxidante, ação anti-inflamatória e aumento da circulação sanguínea – que resulta na prevenção e tratamento de diversas doenças, como artrite, artrose, inflamações e tensões musculares, diabetes, colesterol e hipertensão.

Já a laserterapia promove efeitos modulatórios, como otimização da circulação, estimulação à regeneração nervosa, reparação tecidual, efeito anti-inflamatório e provedora de fluidez ao sangue. Tanto a laserterapia quanto a laserpuntura são contraindicadas para mulheres grávidas, para retina, para áreas com hemorragias, para pessoas que possuem marca-passo e para pessoas que utilizam usotretinoina – por no mínimo três meses.

“Na laserpuntura temos que fazer uma avaliação dentro da medicina tradicional chinesa para eleger os meridianos que necessitam ser equilibrados. A diferença entre a laserpuntura e a acupuntura é apenas o aparelho usado, substituindo as agulhas pelo laser de baixa potência”, explica Drª Maura sobre os procedimentos.

“Eu acho todas as técnicas alternativas excelentes em  custo-benefício para os pacientes, porque diminuem a quantidade de medicação que tomam, eliminam as dores, melhoram a disposição e assim acabam ganhando qualidade de vida”, finaliza Drª Maura, que também realiza ortopedia e traumatologia, tratamento para DTM (Disfunção Têmporo Mandibular), reabilitação labiríntica, agulhamento seco, bandagem funcional, drenagem linfática pós-operatória e cromoterapia.

A sucção é feita por pequenos copos de vidro ou acrílico

Benefícios da ventosaterapia (técnica de sucção de pele)

  • Desintoxica o organismo;
  • Ajuda na promoção do fluxo de energia;
  • Eleva a fluidez da linfa e minimiza edemas;
  • Auxilia na flexibilidade dos músculos;
  • Atua no tratamento de dores musculares, abdominais e lombalgias;
  • Fortalece os vasos sanguíneos;
  • Promove uma circulação de sangue ativa;
  • Ajuda no equilíbrio do Ph do sangue, mantendo-o em uma faixa de acidez em torno de 7,2 a 7,5;
  • Auxilia na melhoria da troca gasosa no organismo.

Benefícios da Técnica ILIB com laser

  • Controle e redução das sensibilidades dolorosas;
  • Combate os radicais livres;
  • Aumento da capacidade circulatória do sangue;
  • Promove melhora na performance metabólica do organismo;
  • Protege as células contra mutações e envelhecimento;
  • Ajuda a regular a produção de insulina no organismo.