Formatura da 2ª Legislatura dos Vereadores Mirins será hoje

Na manhã deste sábado (02), será promovido no Espaço Fábrica São Luiz, em Itu, a partir das 10h, o encerramento oficial da 2ª Legislatura 2017 do projeto Vereadores Mirins, com a cerimônia de formatura.

Anteriormente, na última terça-feira (28/11), foi realizada a 2ª Sessão Ordinária Mirim desta Legislatura, no Plenário da Câmara dos Vereadores, onde foram discutidos os projetos dos 13 vereadores que haviam sido aprovados na 1ª Sessão Ordinária Mirim.

Diferente da primeira discussão, na qual os estudantes puderam contar com o suporte dos Vereadores Padrinhos, desta vez a sessão foi comandada pelos Mirins, sob a presidência de Lucas Alves (de 15 anos), do Colégio Sesi. Os padrinhos, assim como representantes das escolas e familiares, acompanharam a sessão da plateia.

Na ocasião, a presidente do ILI, Charlene Sousa, fez uso da Tribuna Livre para expor os projetos realizados através do Instituto Legislativo Ituano, destacando o Vereador Mirim. Houve debate das propostas e, ao fim, os Mirins fizeram uso da Palavra Livre para falar sobre a experiência de ter participado do Legislativo Ituano no segundo semestre de 2017. O Vereador Mirim Elifelete Calvalcante (15 anos), da EE Salathiel Vaz de Toledo, destacou as amizades que fez ao longo dos encontros. Já Pedro Evangelista (10 anos), da EMEF Profª Marilze Calil, abordou sua mudança em relação à política.

“Pra ser sincero, eu achava que a política era uma arma que os ladrões usavam. Na internet a gente só vê corrupção; isso molda muito a cabeça da criança e ela cresce sabendo isso. O projeto fez eu mudar a visão que tinha sobre a política, obrigado pela oportunidade”, disse.

Os estudantes também enfatizaram a importância do envolvimento de suas escolas, dos pais e dos Vereadores Padrinhos no projeto e parabenizaram a Vereadora Mirim Adrielle Moura Barbieri pelo aniversário de 15 anos, celebrado na data da sessão.

Ao final do evento, o vice-prefeito Dr. Caio Gaiane (REDE), que é médico, fez uso da palavra para elogiar as propostas apresentadas e ofereceu-se para auxiliar a 1ª Secretária Mirim, Amanda Laura de Oliveira, na execução de seu projeto de lei, que consiste em um programa de conscientização sobre primeiros socorros nas escolas municipais.