Formatura de nova turma de “Vereadores Mirins” ocorreu em Itu no último sábado

Os 12 estudantes de escolas públicas e particulares de Itu com seus respectivos padrinhos/ Foto: Divulgação/Câmara

O Espaço Fábrica São Luiz recebeu no último sábado (1º) a solenidade de formatura dos Vereadores Mirins da Legislatura 2018. Estiveram presentes no evento, organizado pela Câmara Municipal de Itu através do Instituto do Legislativo Ituano (ILI),  o vice-presidente da Câmara, Thiago Gonçales, o vice-prefeito Dr. Caio Gaiane (representando o prefeito Guilherme Gazzola), o Dirigente Regional de Ensino Claudemir Braz de Campos, os vereadores Dito Roque, Maria do Carmo Piunti, José Galvão, Luciano Ribeiro, Normino da Rádio, Sérgio Castanheira e Wilson da Farmácia, familiares e amigos dos vereadores mirins e representantes das escolas participantes.

O presidente da legislatura 2018 do projeto, Pedro Henrique Domingues Garcia, de 14 anos, contou que participar do projeto “foi uma oportunidade única, porque minha escola nunca teve presidente na Câmara”. “Espero ano que vem, quem sabe, participar novamente”, encerrou o estudante da E.E. “Rogério Lázaro Toccheton”, que apresentou em sua legislatura um projeto para restringir produtos e alimentos prejudiciais à saúde nas escolas da cidade.

Filho do vereador José Galvão, João Vitor Vieira Galvão Moreira contou que seu padrinho, Mané da Saúde, o ajudou bastante em seu projeto – todas as mulheres que tiverem um bebê receberão um “ticket árvore” para plantar em suas residências ou em algum espaço público –, assim como seu pai o auxiliou sobre como são feitos os trabalhos na Câmara.

“Eu e Mané interagimos bem, conseguimos fazer um projeto bom juntos e tomara que entre na Câmara como votação e vire lei”, relatou o estudante do Colégio Anglo. Mané da Saúde contou que os trabalhos deste ano foram muito bons e que muitos projetos apresentados virarão lei. “Foi muito bacana. É um projeto que não tem como parar. É muito importante”, discorreu sobre as expectativas para o próximo ano do projeto.

A agente de comunicação Graziela Primiani, uma das responsáveis pelo projeto, ressaltou que este ano houve uma mudança importante: aumento da legislatura de seis meses para um ano, conforme alterado por lei. “Conseguimos trabalhar com mais tranquilidade e desenvolver mais atividades”, conta, acrescentando que este ano também foram feitas atividades externas, como visitas ao Museu Republicano, à Prefeitura de Itu e visita pelo Centro Histórico de Itu.

“Foram atividades bem diferentes que conseguimos não só auxiliar o ensino sobre o Legislativo mas também um pouco da história da cidade, para que se situem no nosso contexto político”. Ela também destacou que a mudança na duração da legislatura foi “o grande ganho deste ano”, pois havia um período muito curto e às vezes não era possível promover encontros entre os vereadores mirins e seus padrinhos. Os alunos receberam certificado, o livro “1822”, de Laurentino Gomes, e placa de participação.

Confira todos os Vereadores Mirins:

  • Gabriely Leite dos Santos (Colégio Almeida Júnior), padrinho Henrique de Paula;
  • João Vitor Vieira Galvão Moreira (Colégio Cidade de Itu Anglo), padrinho Mané da Saúde;
  • Ícaro Hamon Perussi Marchiori (Colégio Integrado Monteiro Lobato), padrinho Normino da Rádio;
  • Camille Victoria Petruncko Nunes (E.E. Cícero Siqueira Campos), padrinho Ricardo Giordani;
  • Isabela Aparecida Garcia (E.E. João Antônio Motta Navarro), padrinho Givanildo Soares;
  • Mariana Vitória Normandia (E.E. Prof. Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel), padrinho Dito Roque;
  • Maria Eduarda Ferraz de Oliveira (E.E. Pinheiro Júnior), padrinho José Galvão;
  • Pedro Henrique Domingues Garcia (E.E. Rogério Lázaro Toccheton), padrinho Sérgio Castanheira;
  • Giulia dos Santos Bussula (E.E. Profª Rosa Maria Madeira Marques Freire), madrinha Maria do Carmo Piunti;
  • Thamires Vitória dos Santos Furtado (E.E. Regente Feijó), padrinho Thiago Gonçales;
  • Ketilin da Silva Cesário (E.E. Dr. Francisco Ursaia), padrinho Luciano do Secom;
  • Maria Luiza Moura Teixeira (E.E. Padre Bento), padrinho Wilson da Farmácia

(Gabriela Prado)