Fórum do 3º Setor é realizado com presença de CEO de ONG internacional

Por Nayara Palmieri

Autoridades presentes no primeiro dia de evento Foto: Nayara Palmieri

Teve início na última quarta-feira (27) a 7ª edição do Fórum Permanente do Terceiro Setor, realizado no Especo Fábrica São Luiz pelo Instituto do Legislativo Ituano (ILI), em parceria com a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social do município. O evento este ano durou três dias, de quarta-feira a sexta-feira (29).

Um dos maiores eventos da região, voltado para debater os problemas e soluções para entidades e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) – antes conhecidas por ONG –, o Fórum do Terceiro Setor tem por objetivo fortalecer as relações entre o Poder Público, a Sociedade Civil organizada e as empresas, visando a articulação intersetorial para melhoria da qualidade de vida da população ituana.

A jornalista e Diretora Presidente do ILI, Regina Lonardi, conta que os organizadores do evento tiveram reuniões com os representantes das OSCs para melhor atender suas demandas.

O evento contou com a participação da CEO da organização internacional Make-a-Wish, considerada uma das mais atuantes no mundo e de representante da Fundação SOS Mata Atlântica, uma das maiores do Terceiro Setor que atua na defesa e na preservação do Meio Ambiente.

Regina disse ao JP que a presença dessas duas ONGs é uma forma de incentivar e inspirar as OSCs de Itu, mostrando qual o caminho seguir para poder realizar o sonho.

O Secretário de Promoção e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itu, César Calixto, abriu as palestras apresentando a sua com tema “Articulação do Poder Público com o Terceiro Setor”. Calixto vê a importância da articulação entre o Poder Público e o Terceiro setor, pois sem essa articulação bem consolidada, dificulta os avanços de benefícios para a sociedade.

“Entendo que o município fez um papel relevante nesses três primeiros anos da gestão do prefeito Guilherme Gazzola, e entendo que isso precisa ser melhorado, aprimorado, outras ferramentas identificadas. Mas eu me propus a falar algumas coisas (na palestra) sobre esses avanços que já viabilizamos de coisas que não existiam e nós introduzimos”, complementa.

O vice-prefeito Dr. Caio Gaiane esteve presente no primeiro dia do evento e contou que é importante para Itu ter um evento desta escala, tão rico em apresentações, com palestrantes de alto nível.