Fundação Marcos Amaro inaugura espaço que une natureza e arte

Foto: Hugo Curti

Caminhar por um espaço aberto, com 100 mil metros de área verde, tomado pela natureza, e se deparar com obras de arte, sem muitas orientações ou mediações. Essa é a proposta da FAMA Campo, extensão do museu FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro, que inaugura neste sábado (30), a partir das 14h30, em Mairinque.

O espaço surge como um novo conceito entre a natureza, o tempo e as transformações inevitáveis dessa relação. Com exposições a céu aberto, o FAMA Campo será um lugar onde artistas podem experimentar o conflito entre suas técnicas e, principalmente materiais, dentro da imprevisibilidade da natureza.

Para Ricardo Resende, diretor artístico da Instituição, o desejo do FAMA Campo é “andar e pensar a escultura a céu aberto de maneira a nos permitir o deslumbramento de um museu sem paredes, sem muros, sem proteção do sol, do vento, da chuva, do mato, dos insetos e dos bichos. Onde a arte esteja em total sintonia com as paisagens dada e modificada. Onde a escultura é transformadora e ao mesmo tempo é transformada pela natureza.”

A provocação aos artistas que terão suas obras no local é justamente a do perecível, do transitório e da potência entre materialidade da arte e da transformação do tempo, das condições, das mutações invariáveis da exposição dessas obras ao espaço aberto.

A primeira artista convidada a ocupar o terreno será Marcia Pastore, com a obra “Transposição” (2019) – um deslocamento e contenção de terra utilizando a técnica da taipa em que se usa o capim e um dado mais recente, o cimento, para garantir a estrutura das paredes, medindo 1,5×3 (altura)x20x40.

O FAMA Campo fica no Sítio Santa Clara, Bairro do Mato Dentro, em Mairinque. Haverá transporte gratuito partindo de São Paulo, da Galeria Kogan Amaro (Alameda Franca, 1054, Jardins), às 14h30, e saída de Itu do FAMA Museu (Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09, Vila São Francisco) com destino à FAMA Campo, às 15h. Mais informações: (11) 3064-3556 ou contato@fmarte.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *