Fundação SOS Mata Atlântica abre inscrições e realiza atividades em Itu

A Fundação SOS Mata Atlântica realiza no Cento de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil, em Itu, iniciativas que proporcionam atividades na natureza para indivíduos ou grupos interessados em se reconectar com o meio ambiente.

No próximo sábado (29), das 9h às 12h, será a vez da 43ª edição do Porteira Aberta. Realizado desde 2010, o evento abre a sede da organização em Itu para visitação e realização de atividades na natureza, como trilha, visita a um jardim sensorial e ao viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica. Até hoje, mais de 2.000 pessoas já participaram da iniciativa. Os visitantes ainda conhecerão um pouco mais do trabalho da ONG e seus projetos.

Para quem deseja conhecer o local com uma escola, estão abertas as inscrições para o projeto Aprendendo com a Mata Atlântica, que tem como objetivo proporcionar experiências para professores e alunos como forma de expandir os aprendizados obtidos na sala de aula. O projeto realizará entre agosto e novembro de 2019 diversas atividades no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica. As pré-inscrições vão até 28 de junho e as escolas selecionadas serão informadas no dia 04 de julho. Lançado em 2010, o projeto já beneficiou mais de 48 mil pessoas com atividades de educação ambiental.

Esses projetos buscam despertar uma reflexão sobre as relações entre homem e meio ambiente, usando a Mata Atlântica como exemplo, ampliando assim a consciência socioambiental entre diferentes públicos. Outro objetivo é trabalhar a importância da Mata Atlântica, mostrando que os visitantes moram em regiões que fazem parte dessa floresta, destacando a importância de políticas públicas em prol do bioma.

Esta edição do Porteira Aberta, por exemplo, terá como tema o mês do Meio Ambiente, celebrado mundialmente em junho para chamar a atenção da sociedade para a importância da conservação ambiental e à preocupação necessária sobre os impactos da degradação ambiental na vida de todos. Em 2019, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) foi poluição do ar. Uma coisa que algumas pessoas ainda não sabem é como o desmatamento pode agravar a poluição do ar, uma vez que o desmatamento – seja pelo corte ou queima de árvores – está entre os principais emissores de gases do efeito estufa.

No local dos eventos funciona a base de restauração florestal da SOS Mata Atlântica, com um viveiro com capacidade de produção de 750 mil mudas por ano – com cerca de 100 espécies nativas. Também são realizadas ações de educação ambiental, mobilização, cursos e capacitação, além de pesquisa em parceria com universidades. Anteriormente, o local abrigava uma fazenda de café que teve sua área restaurada pela ONG.

A fazenda, de propriedade do Grupo HEINEKEN no Brasil e que desde 2007 é cedida em comodato para a SOS Mata Atlântica, tem mais de 500 hectares e teve mais da metade de sua área recuperada com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. Hoje, 12 anos depois, já é possível ver um cenário bem diferente, com árvores que já alcançam 10 metros de altura e a partir dos projetos de pesquisas realizados em parcerias com universidades, já se pode considerar o espaço como refúgio para a biodiversidade, incluindo mais de 200 espécies de aves já identificadas e algumas espécies de mamíferos.

“Durante o mês do meio ambiente as pessoas acabam tendo mais acesso à informação sobre o tema, mas é importante que todos entendam como se manter engajado o ano todo, por isso também abrimos inscrições ao Aprendendo com a Mata Atlântica, além de realizar outras atividades mensalmente. O meio ambiente é o que garante a nossa sobrevivência, nada mais natural do que saber desta relação em nosso dia a dia”, afirma Kelly de Marchi, educadora ambiental da fundação.

O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica fica na Rodovia Marechal Rondon, km 118,3, Bairro Porunduva – Itu. Mais informações: (11) 4013-2551 ou kelly@sosma.org.br. Inscrições: www.sosma.org.br/projeto/cadastros/inscricao-porteira-aberta e www.sosma.org.br/projeto/cadastros/aprendendo-com-a-mata-atlantica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *