Galeria de água próxima à captação do Fubaleiro sofre contaminação criminosa

Técnico realiza a coleta do material que pode contaminar a captação de água, uma das principais da cidade de Itu (Foto: Divulgação)

Uma contaminação em uma galeria de água de chuva ao lado do Condomínio Xapada, que beira a Rodovia do Açúcar, pode colocar em risco a captação de água do Fubaleiro, uma das principais da cidade de Itu. De acordo com o prefeito Guilherme Gazzola (PL), o ato teria sido criminoso.

Respondendo a uma denúncia de mau cheiro no dia 22 de Setembro, a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) localizou um descarte de grande volume de resíduo industrial na galeria de água de chuva. A drenagem deste material pode atingir as represas do Fubaleiro.

A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foi notificada e agentes da Polícia Civil e da Polícia Científica visitaram na última terça-feira (29/09) o local. Um Boletim de Ocorrência foi registrado pela CIS. A concessionária da rodovia, AB Colinas, deu apoio às ações com contenção do material que ainda não desceu para o manancial.

A retirada deste resíduo industrial acumulado foi iniciada há uma semana por meio de caminhão limpa fossa. Já foram retirados mais de 60 m³. A CIS segue monitorando a qualidade da água no ponto de captação do Fubaleiro e em outros pontos ao longo deste curso de água.

“Atos criminosos como este apenas comprovam que nem todos estão preocupados com o bem-estar de nossa cidade, mas sim em fazer ataques à nossa gestão”, alegou o prefeito. “Estas ações prejudicam não só o abastecimento de água, mas também toda a rede de drenagem de água de chuvas”.

A reportagem do JP entrou em contato com a assessoria de imprensa da CIS, que informou que o produto químico contaminante ainda não foi identificado, mas já houve coleta de amostra por parte da CIS e da Cetesb. A identificação dependerá do resultado do laudo técnico.

O produto ainda não atingiu a captação, mas a autarquia segue com monitoramento. Questionada se há vigilância no ponto onde ocorreu o descarte irregular, a companhia disse que o local não é uma operação da CIS. “A CIS já fez o reforço de segurança em todas as suas operações há alguns dias. E faz monitoramento de qualidade da água dos mananciais e tratadas de hora em hora”, afirma.