Galo: classificação escorreu entre os dedos

Desta vez Júnior Santos não conseguiu levar a melhor sobre a marcação adversária e passou em branco / Foto – Miguel Schincariol/Divulgação

A despedida do Ituano do Campeonato Paulista de 2018 foi melancólica. Não pela derrota frente ao Palmeiras em si, mas pelo entorno que se criou. O São Caetano, enfrentando o Bragantino, até ajudou o Galo, mas o Ituano não conseguiu fazer a sua parte…

O Ituano poderia – vejam só – até perder por dois gols de diferença e ainda assim estaria na próxima fase. Perdeu por 0x3! O time que havia feitos excelentes partidas frente aos gigantes Santos e São Paulo, com um empate e uma vitória, sucumbiu diante do Palmeiras, que nem veio completo, em pleno Novelli Júnior.

Em momento algum o time de Vinícius Bergantin conseguiu impor seu melhor futebol. Foi envolvido, perdeu o meio de campo e viveu de uma ou outra boa jogada ofensiva que acabou se desfazendo frente a bem postada defesa esmeraldina.

O Ituano fez um primeiro tempo tentando jogar em pé de igualdade e estava conseguindo, mas aos 44 minutos de jogo, Gustavo Scarpa abriu o marcador, jogando uma ducha de água fria nas pretensões do Galo.

Para a etapa final o Ituano desarrumou-se. Procurou atacar, mas o fez sem objetividade e ainda abriu o meio de campo, ficando ainda mais exposto. Na marca dos 18 minutos, novamente Scarpa balançou a rede, complicando a situação rubro-negra.

Por outro lado, longe dali, em Bragança Paulista, o Bragantino que precisava ganhar, estava perdendo para o São Caetano. Mesmo chegando ao empate, o Braga ainda perdia a vaga no saldo de gols. Mas os 0x2 do Ituano deixava o Galo no limite. Uma agonia!

Faltando dez minutos para o fim do jogo, o Ituano não resistiu e recebeu o golpe de misericórdia. O gol de Fernando tirou do Ituano qualquer possibilidade de classificação. O que se viu entre os 81 e os 94 minutos de jogo foi um Palmeiras administrando e um Ituano nocauteado em pé.

Agora o Ituano terá de se contentar em disputar o Troféu do Interior – o que, convenhamos, não é pouca coisa – e tentar buscar o título desta competição pela segunda vez consecutiva. E restou também, como consolo, a conquista da vaga para a disputa da Série D em 2019.