Ituano vence o Santos, segue na elite e avança no Paulistão
O jogo que a torcida rubro-negra tanto esperava neste Paulistão aconteceu justamente na última rodada da primeira fase, na tarde deste domingo (05), com a vitória sobre o Santos por 3×0 num Novelli Júnior que mesclou a torcida do Ituano em êxtase e a do Santos indignada. Os gols foram marcados por Claudinho, Gabriel Barros e Quirino.
Com os dois times precisando vencer, o jogo foi muito movimentado desde o início, com as duas equipes buscando o ataque e com o Ituano sendo mais efetivo e mais feliz. O gol do Galo aconteceu aos 19 minutos, marcado por Claudinho, o zagueiro, que apareceu no ataque e surpreendeu.
O gol animou os ituanos e desarticulou os santistas, que seguiram atacando, mas sem consistência. Quando tudo se encaminhava para o jogo ir ao intervalo com a vitória parcial de 1×0, o Ituano chegou ao segundo gol com Gabriel Barros, aos 49 minutos.
Na etapa final o Ituano soube segurar a vantagem e buscou jogar nos contra ataques, aproveitando do desespero do Peixe, que até tinha mais ações ofensivas, mas que pararam na hoje bem postada defesa do Ituano e nas descidas rápidas ao ataque.
A vitória já definida do Ituano consagrou-se com Quirino, aos 23 minutos, fazendo o terceiro gol e liquidando a sorte do jogo. Daí por diante, com todo desespero do Santos, o Ituano esteve mais próximo do quarto gol que o Santos de seu gol de honra.
Ao final, o Santos, cuja torcida deixou o Novelli revoltada, não se classificou, mesmo com o São Paulo vencendo o Botafogo por 3×1. Já o Ituano, que era ameaçado pelo rebaixamento, conseguiu não só manter seu recorde histórico de ser o clube do interior há mais tempo na elite (vai para 23 anos), como de quebra ainda classificou-se para as quartas de final.
O Galo agora encara o Corinthians na Neo Química Arena, em data e horário a serem confirmados pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Caíram para a Série A-2 Ferroviária e São Bento.
FICHA TÉCNICA
Ituano 3×0 Santos
05/03/2023 – Estádio Novelli Júnior – Itu/SP
Gols – Claudinho, Gabriel Barros e Quirino
Renda Bruta – R$ 437.290,00 – Público Pagante – 8.581
Arbitragem – Vinícius Gonçalves Dias Araújo, Luiz Alberto Andrini Nogueira e Mauro André de Freitas
Amarelos – Marcelo Freitas e André Luiz (Ituano) e Dodi (Santos)
ESCALAÇÕES
ITUANO – Jefferson Paulino, Raí Ramos, Claudinho, Bernardo Schappo e Iury; André Luiz, Marcelo Freitas (Lucas Siqueira) e Eduardo Person (José Aldo); Gabriel Barros (Yago); Paulo Victor e Rafael Silva (Quirino). Técnico: Gilmar Dal Pozzo
SANTOS – João Paulo, João Lucas (Nathan), Maicon, Joaquim (Eduardo Bauermann) e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández (Ivonei), Dodi e Lucas Lima; Lucas Barbosa (Daniel Ruiz), Mendoza (Lucas Braga) e Rwan Seco. Técnico: Odair Hellmann