GCM de Itu passa a contar com drone

Autoridades conferem o funcionamento do novo equipamento (Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu)

Na sexta-feira (09), o prefeito Guilherme Gazzola (PL) fez a entrega oficial de um drone para a Guarda Civil Municipal, diante da presença do secretário municipal de Segurança, Hércules Ferrari Domingues da Silva. Na oportunidade, houve demonstração do uso do equipamento que, dentre outras aplicações, será empregado no monitoramento do trânsito e nas ações de fiscalização de enfrentamento à Covid-19.

 O equipamento, que foi demonstrado pelo GCM 1ª Classe Moreira (supervisor do núcleo de inteligência), será empregado na repressão de delitos, no auxílio às ações de inteligência policial, em monitoramentos e varredura diárias. Haverá aplicação nas fiscalizações em áreas de risco ou de preservação ambiental, ampliando a cobertura do trabalho da GCM durante grandes eventos ou em forças-tarefa. O drone também será utilizado pela Defesa Civil Municipal para mapear áreas de risco e situações de catástrofes.

Para a utilização do equipamento, quatro Guardas Civis Municipais e o diretor da Defesa Civil participaram, no mês passado, de um curso intensivo para operadores de drone com a GCM de Araçariguama/SP. O treinamento visou preparar a corporação para o uso do equipamento que permitirá ampliar o raio de atuação da GCM de Itu.

Da marca DJI, o drone pesa 1,3 kg e pode voar por 30 minutos. O equipamento possui câmeras de alta definição, atinge velocidade máxima de 72 km/h. Possui ainda cinco sensores infravermelhos de obstáculos, sendo que podem parar o drone ou desviá-lo tanto de obstáculos naturais quanto artificiais, além de ser programado para retornar à base caso a bateria esteja fraca.

5 comentários em “GCM de Itu passa a contar com drone

  • 10/04/2021 em 18:22
    Permalink

    Ótimo assim vai dar para monitorar pontos de ônibus lotados

  • 11/04/2021 em 16:06
    Permalink

    Fala para o prefeito, usar o Drone para terminar a obra da rotatória do Padovani que está desde dezembro de 2020 sem terminar!

  • 11/04/2021 em 18:51
    Permalink

    Será que a polícia em Itú também tem um desse?

    • 12/04/2021 em 21:46
      Permalink

      Deve ser pra monitorar comerciantes! Isso eles fazem bem ! Caçar bandido nada!

  • 13/04/2021 em 15:54
    Permalink

    Acredito que vai usar esse drone pra espiar quem trabalha dos concursados, do alto de sei castelo o Rei GG de Itu.

    Já os comissionados, só na mamata!

Os comentários estão desativados.