Giva é eleito novo presidente da Câmara de Vereadores de Itu

O vereador Givanildo Soares (PROS), o Giva, será o presidente do Legislativo ituano em 2019. O parlamentar venceu a eleição da mesa diretora realizada ontem (14), no plenário da Câmara de Itu. Dito Roque (Podemos) será o vice-presidente, Mané da Saúde (PRB) ocupará a primeira-secretaria e Ricardo Giordani (PTB), a segunda-secretaria.

Giva derrotou por 8 votos a 5 a chapa da oposição encabeçada por Normino da Rádio (PHS), que tinha Luciano do Secom (PTB) como vice, Wilson da Farmácia (SD) como primeiro-secretário e José Galvão (DEM) como segundo-secretário. A eleição foi marcada por críticas dos opositores com a formulação das comissões (confira no box a nova configuração).

O presidente eleito, que está no quarto mandato e esteve à frente do Legislativo ituano em 2011 e 2012, declarou que “a partir de agora é um novo tempo” e que será um presidente de todos. Ele também prometeu zelo com a coisa pública e estrutura para que a Casa de Leis possa trabalhar. Ao JP, o novo presidente disse que vai “continuar o trabalho que eu fiz nos outros mandatos, que as pessoas conhecem”.

“Vou com austeridade, porém valorizando o poder legislativo, porque temos que valorizar para que o vereador possa trabalhar e possa exercer sua função”, disse Giva. Uma de suas primeiras medidas será a implantação da TV Câmara, que já estava nos planos do atual presidente, Mané da Saúde.

Sobre o trato com a oposição, Giva disse que sempre foi “um homem do embate”. “Não tenho problema nenhum com oposição. Sou presidente, acho que é até mais confortável pra mim. Eu vou respeitar todos, espero que todos respeitem o Legislativo e a presidência também, respeite o Executivo. Acho que pode divergir e discutir, mas não pode faltar com decoro, faltar com respeito, porque o prefeito não mexe com ninguém”.

Atual líder do prefeito Guilherme Gazzola (PTB), Giva deixará o posto para o vereador Giordani. “Está confirmado entre nós, mas o prefeito oficialmente deve mandar na primeira sessão de fevereiro o ofício para a Casa colocando ele como líder, de fato de direito, porque ele tem conhecimento vasto do Executivo e tem um convívio muito peculiar com o prefeito”, relatou com relação à amizade entre eles.

ILI e projetos
Giva também falou sobre a manutenção do ILI (Instituto do Legislativo Ituano) e seus projetos. “Vamos estudar. Acho interessante o ILI, acho um projeto interessante. Tenho uma ideia do ILI ir para o Ituano Clube, um lugar que está parado. Ele está aqui num porão, não sou a favor. Já que é o Instituto do Legislativo Ituano, tem que dar as caras com a grandiosidade de Itu, contar a história do legislativo e dar oportunidade pra população, fazer palestra etc.”, apontou o edil. Hoje, o ILI se encontra no Espaço Fábrica São Luiz.

Com relação aos projetos desenvolvidos pelo instituto, Giva diverge. “Café com Vereador não sou muito favorável. Vereador Mirim é um projeto que envolve crianças. Acho que é um projeto, embora difícil de fazer, que está indo bem, então vamos dar continuidade”, afirma. (André Roedel)

COMISSÕES EM 2019

CJR – Comissão de Justiça e Redação
Presidente: Dr. Ricardo Giordani
Membro: Dr. Henrique de Paula Santos
Membro: Rodrigo Oliveira Macruz

CFO – Comissão de Finanças e Orçamento
Presidente: Dr. Henrique de Paula Santos
Membro: Thiago Gonçales
Membro: Dr. Benedito Roque Moraes

COSP – Comissão de Obras e Serviços Públicos
Presidente: Dr. Ricardo Giordani
Membro: Dr. Benedito Roque Moraes
Membro: Thiago Gonçales

CESAS – Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social
Presidente: Dr. Henrique de Paula Santos
Membro: Dr. Sérgio Castanheira de Souza
Membro: Rodrigo Oliveira Macruz

CEMA – Comissão de Ecologia e Meio Ambiente
Presidente: Dr. Benedito Roque Moraes
Membro: Dr. Sérgio Castanheira de Souza
Membro: Dr. Ricardo Giordani

CEDP – Comissão de Ética e Decoro Parlamentar
Presidente: Rodrigo Oliveira Macruz
Membro: Thiago Gonçales
Membro: Dr. Sérgio Castanheira de Souza