Governo de São Paulo anuncia mais duas escolas de ensino integral no município

Recentemente, a escola “Salathiel” passou por uma reforma com verba do Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista (Foto: Divulgação)

A Região de Sorocaba terá mais 47 escolas do Programa de Ensino Integral (PEI). Em todo o Estado serão 400 novas PEIs. Já em Itu, foram duas anunciadas: EE “Prof. Salathiel Vaz de Toledo”, no Rancho Grande, e EE “Prof.ª Priscila de Fátima Pinto”, na Vila Lucinda. A cidade já contava com a EE “Prof. Antonio Berreta”, na Vila Gatti. A expansão foi anunciada na quinta-feira (05) pelo governador João Doria (PSDB) e o secretário da Educação Rossieli Soares. 

 O total de unidades que funcionam nesta modalidade subiu de 364 em 2018, para 1.064 a partir de 2021, representando um aumento de quase 300%.  As novas escolas manifestaram interesse em aderir ao programa e obedecem aos critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e atender a uma comunidade com maior vulnerabilidade socioeconômica.

  As novas 400 PEIs já estarão em funcionamento no próximo ano letivo de 2021. Elas vão ofertar 254 mil novas vagas para alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. No total, as 1.064 escolas do programa terão 542 mil vagas em todo o estado de São Paulo, o que corresponde a 15% da rede. Em 2019, fazia parte do programa 4% da rede, com 135 mil alunos. O PEI abrange agora quatro vezes mais estudantes desde 2019. O programa contempla 48% dos municípios do estado. Com esta expansão, mais 82 cidades terão PEIs.

 Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis de acordo com temas de interesse como dança, xadrez e debates.

  Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida. Também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos. A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos.

Ideb maior

 Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 divulgados recentemente apontaram que as escolas do PEI de ensino médio de São Paulo cresceram 1,2 ponto em relação ao último indicador, enquanto as escolas da rede regular subiram 0,6. As 33 escolas estaduais de São Paulo de ensino médio com melhores indicadores são todas integrantes do PEI. Nos anos finais do ensino fundamental, o cenário se repete: nove das dez primeiras escolas da rede estadual de São Paulo com melhores notas do Ideb são do PEI.

Estudos ainda mostram que o ensino integral aumenta a empregabilidade e renda dos egressos. O investimento na modalidade ainda é uma das metas dos Planos Nacional e Estadual de Educação, que determinam que 50% das escolas devem oferecer o ensino integral até 2024 e 2026, respectivamente.

Um comentário em “Governo de São Paulo anuncia mais duas escolas de ensino integral no município

  • 08/11/2020 em 16:11
    Permalink

    Obrigada à Equipe do Jornal Periscópio pela reportagem. Teremos em 2021, 05 Unidades Escolares na região da Diretoria de Ensino com o Programa Ensino Integral, sendo a EE Antônio Berreta que atende o Ensino Médio desde 2013, a EE Paula Santos em Salto que atende o PEI a partir desse ano o Ensino Fundamental Anos Finais. E a partir de 2021, ingressam a EE Salathiel Vaz de Toledo atendendo o Ensino Fundamental Anos Finais, a EE Priscila de Fátima Pinto que terá 02 turnos de 07 horas para atendimento ao Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Medio e o mesmo na EE Cel. Eugênio Euclydes Pereira da Motta em Porto Feliz!
    Agradeço em nome da Diretoria de Ensino – Região de Itu a divulgação dessa importante expansão do PEI na região!

Os comentários estão desativados.