Governo de SP define reabertura “consciente” da economia

O Governo de São Paulo apresentou nesta quarta-feira (27) o plano para reabertura de setores da economia durante a quarentena de enfrentamento ao coronavírus. A partir da próxima segunda-feira (1º de junho), índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos vão definir cinco níveis restritivos de retomada produtiva, segundo critérios técnicos.

“A fase denominada ‘retomada consciente’ seguirá a orientação da ciência, com dados técnicos para permitir a gradual e segura retomada”, disse o governador João Doria (PSDB). Segundo ele, o plano foi elaborado por autoridades com especialistas do Centro de Contingência do coronavírus e do Comitê Econômico Extraordinário.

As novas normas do Estado autorizam prefeitos de cidades a conduzir a flexibilização de setores segundo as características locais. Os pré-requisitos para a retomada são adesão aos protocolos estaduais de testagem e apresentação de fundamentação científica para liberação das atividades autorizadas no plano.

As cinco fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). A escala será aplicada a 17 regiões distintas do território paulista, de acordo com a abrangência dos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde).

A DRS de Sorocaba, a qual Itu pertence, está no nível “laranja”. A etapa laranja, que abrange ainda a capital e 10 regiões no interior e litoral norte, prevê retomada com restrições a comércio de rua, shoppings, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias. Os demais serviços não essenciais, como academias e restaurantes, continuam fechados.

As fases são determinadas pelo acompanhamento semanal da média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes contaminados pelo coronavírus e o número de novas internações no mesmo período. Uma região só poderá passar a uma reclassificação de etapa – com restrição menor ou maior – após 14 dias do faseamento inicial, mantendo os indicadores de saúde estáveis.

Segundo o Governo, em todos os 645 municípios, a indústria e a construção civil seguem funcionando normalmente. A interdição total de espaços públicos, teatros, cinemas e eventos que geram aglomerações – festas, shows, campeonatos etc. – permanece por tempo indeterminado. A retomada de aulas presenciais no setor de educação e o retorno da capacidade total das frotas de transportes seguem sem previsão.

Em Itu
A Prefeitura de Itu informou que está avaliando o cenário municipal uma vez que a cidade tem características no enfrentamento ao coronavírus que “diferenciam positivamente de outras cidades, como um Hospital de Campanha Municipal e leitos de UTI municipais”. ⁣

Sendo assim, o prefeito Guilherme Gazzola (PL) irá realizar na próxima sexta-feira (29) às 11h pelo Facebook da Prefeitura de Itu, uma transmissão ao vivo com as diretrizes e os próximos passos sobre as ações de flexibilização na cidade que irão ocorrer a partir do dia 1º. ⁣