Governo Federal inaugura em Sorocaba 1º centro de excelência em tecnologia 4.0

Ao lado de outras autoridades, Bolsonaro inaugurou o Centro de Excelência no Parque Tecnológico de Sorocaba (Foto: Reprodução)

O Governo Federal realizou na manhã desta sexta-feira (25) a cerimônia de inauguração do primeiro Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0, em Sorocaba, uma iniciativa da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e a também a Cerimônia de Demonstração da Tecnologia 5G para o Agro.

O Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0 será pioneiro no Brasil no conceito “hélice quíntupla”, que une conhecimento e inovação, estimulando o desenvolvimento tecnológico, especialmente baseado em Internet das Coisas (IoT) e robótica.

Participaram do evento o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), entre outras autoridades.

 O evento atraiu diversos apoiadores do presidente que, sem máscara, participou de toda a solenidade e também desfilou em carro aberto por ruas sorocabanas. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, também esteve presente. A visita da comitiva também gerou protestos. Um grupo colocou cruzes pretas em frente ao paço municipal, simbolizando as mais de 500 mil vítimas de Covid-19.

O centro, criado no âmbito do Plano Nacional de IoT e da Estratégia Nacional para a Transformação Digital, será integrado ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), numa parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Governo Federal e a Prefeitura de Sorocaba.

 A metodologia será replicada nas indústrias de grande, médio e pequeno porte, universidades, escolas técnicas, entidades e organizações, permitindo a aplicação de novas tecnologias nas áreas de manufatura, logística, capacitação e desenvolvimento de pessoas.

A expectativa com o novo centro é a criação de novos postos de trabalhos, com capacitação de colaboradores em tecnologias 4.0, inovação, e a conexão da tecnologia aplicada nas indústrias e na fabricação de produtos, além de melhorias nas produtividades das mesmas, com maior eficiência e redução de custos, tornando-as mais competitivas.

 A escolha da Região Metropolitana de Sorocaba para a instalação do primeiro Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 é estratégica e beneficiará não apenas as grandes companhias. Empresas de todos os portes e que compõem a rede de fornecedores dessas empresas-âncoras também podem solicitar o suporte do Parque Tecnológico de Sorocaba, o que representa uma enorme contribuição para essas organizações individualmente, assim como para todo o ecossistema de negócios que envolve a região.

“O Parque Tecnológico de Sorocaba será o ponto de partida para a convergência de todos esses saberes, proporcionando a infraestrutura necessária que abrigará essa importante experiência em nossa cidade, tornando-a um polo de referência em tecnologia 4.0 para todo o país”, aponta o presidente do PTS, Nelson Cancellara.