Governo Gazzola chega a seis partidos na base aliada com a vinda do PSDB

Tucanos fizeram convenção municipal no domingo. Secretário de Governo Rodrigo Tomba preside a legenda em Itu.

: Novos integrantes do PSDB de Itu posam para foto junto com apoiadores do governo Gazzola/ Foto – André Roedel

O diretório municipal do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) anunciou na manhã do último domingo (08) sua nova diretoria executiva e todos os seus novos integrantes. Antes “nas mãos” do ex-candidato a prefeito Oswaldo Sonsini, a legenda agora será presidida pelo jornalista e atual secretário de Governo Rodrigo Tomba.

Os tucanos de Itu irão apoiar o governo do prefeito Guilherme Gazzola, que já conta em sua base com o seu próprio partido, o PTB (o qual ele preside), o PDT, o PSB, o PR e a REDE. Além disso, a atual administração ainda conta com o apoio do PROS, Solidariedade e Democratas, que enviaram representantes à convenção do PSDB.

Outros dois partidos devem, em breve, compor a base do governo municipal. São eles o PMDB e o PHS – este último enviou representante ao evento de domingo. Segundo informações apuradas pela reportagem do “Periscópio”, faltam poucos detalhes para isso. Vale lembrar que Gazzola foi eleito com uma chapa composta por apenas dois partidos, o PTB e a REDE Sustentabilidade.

Gazzola definiu a vinda do PSDB ao governo como “fundamental”. “O PSDB hoje representa a parceria que nós temos com o governo do Estado e mais do que isso, representa a densidade do nosso grupo eleitoral hoje. Hoje nós temos uma gama de quase 10 partidos que apoiam o governo e isso significa não só apoiar o nosso governo, mas apoiar Itu”, afirmou o prefeito, se colocando aberto a novos apoios.

 

Tucanos em Itu

A convenção do PSDB ocorreu num salão de festas próximo ao Paço Municipal. Além de Tomba, integram a executiva do partido (que foi eleita com chapa única) o secretário de Obras Eduardo Luiz Alves da Silva como vice-presidente, o secretário de Administração Moyses Alberto Leis Pinheiro como tesoureiro e a diretora da secretária de Assuntos Jurídicos Ester Leme.

Ao “Periscópio”, Tomba falou sobre mudar a situação do PSDB em Itu, que era visto como uma “legenda de aluguel”. “O PSDB perdeu representatividade na cidade. Não estou aqui desmerecendo os candidatos que passaram pelo partido, mas há muito tempo o PSDB não ocupa um lugar no Executivo, não tem lideranças dentro da Câmara. A gente precisa reconduzir o PSDB”, declarou.

Tomba também destacou a proximidade que o PSDB de Itu conseguirá entre o governo municipal e o estadual, comandado pelo tucano Geraldo Alckmin, além de facilitar o contato com os deputados Vitor Lippi (federal) e Maria Lúcia Amary (estadual). “A possibilidade de abrir portas é maior”, comentou.

Presente na convenção, Maria Lúcia destacou a volta do destaque do PSDB ao cenário político municipal. “Eu fico muito feliz, porque o PSDB aqui precisava de um papel de maior destaque. E nós não tínhamos conseguido nos últimos anos um espaço maior. É um partido grande, é o partido do governador, e eu fico feliz que ele está se reorganizando como um partido forte, ético e organizado, com a juventude e as mulheres. Essa executiva que foi eleita com o Tomba eu tenho certeza que vai dar um dinamismo”, disse a deputada ao JP.