Grades e lombofaixas levam segurança para trânsito m avenida do shopping

Instalações de grades e de lombofaixas deixaram trânsito mais seguro na região (Fotos: Daniel Nápoli)

No último final de semana, na página “Itu da Depressão” no Facebook, foi divulgada uma foto de uma grade instalada na Avenida Dr. Ermelindo Maffei, entre os bairros São Luiz e Jardim Paraíso I, a qual a mesma se encontra à frente de uma faixa de pedestres, com os dizeres: “Itu é a primeira cidade a colocar faixa de pedestre com barreiras”.

Imediatamente, a página de humor passou ganhar comentários de algumas pessoas criticando tal a instalação. Porém, a reportagem do Periscópio esteve no local na última terça-feira (15) para conferir de perto a real situação do local – que difere com o que foi colocado nas redes sociais.

Antes disso, no entanto, o JP questionou a Prefeitura de Itu a respeito da intervenção, sendo informado que as grades foram colocadas nas calçadas compartilhadas com a ciclovia, por motivos de segurança, pela empresa responsável pela operação no local no dia 31 de agosto, com o equipamento sendo colocado, a princípio, com uma abertura e, em seguida, recebendo mais uma passagem. Ainda de acordo com a administração municipal, as instalações têm garantindo, assim, a integração para o adequado fluxo de pessoas.

 No local, a reportagem constatou que, de fato, no ponto em que a foto publicada na página “Itu da Depressão” mostra, foi instalada uma lombofaixa e, posteriormente, houve a abertura para a passagem de pedestres, assim como há um outro ponto de abertura que dá acesso a Rua Leonardo Piunti, em que há uma outra lombofaixa, evitando assim que pedestres atravessem em diferentes pontos, correndo o risco de acidentes.

 O JP conversou também com a dona de casa Francisca de Paula, moradora do bairro São Luiz, que há anos costuma transitar pela Avenida Dr. Ermelindo Maffei tanto como pedestre quanto de carro. Ela aprovou as mudanças. “Me sinto mais segura para ir e voltar do shopping. Ficou mais organizado. Segurança para o pedestre e para o motorista, já que agora o ponto de travessia foi concentrado. Antes, era muito perigoso também para o motorista, que tinha de estar atendo aos pedestres em diversos pontos”.

Francisca acrescenta. “Isso sem falar quando um carro parava para um pedestre que estava fora da faixa e um outro veículo não tinha tempo de parar, ocorrendo acidentes. Melhorou muito”, conclui. No ano passado, o Departamento Municipal de Trânsito já havia feito uma alteração naquela região, bloqueando o acesso de pedestres na rotatória próxima ao shopping. A mudança teve também como objetivo a diminuição de acidentes.