Grandes nomes da arte retratados em exposição permanente em Itu

Por Daniel Nápoli

Uma ode aos imortais da arte e uma viagem no tempo. Esta é a proposta do artista plástico e professor Luciano Luz, de 46 anos, que possui uma exposição permanente no Vila Gastro Pub, em Itu. No espaço, existem diversas obras em que o desenho, a pintura, a música e a nostalgia caminham de mãos dadas.

Em uma iniciativa do proprietário do estabelecimento, Francisco Fernandes, a mostra acabou por concretizar um sonho de Luz, que sempre “brigou” por um espaço para fomentar a arte. “Essa exposição é pensada no público ituano, com entrada gratuita, onde acontecem outras interações artísticas e gastronômicas, com a parte musical também gratuita. Uma galeria de arte, onde possa apreciar a arte, passar o seu dia”, diz o artista.

Luciano comenta ainda sobre sua inspiração. “A exposição retrata pessoas famosas que existiram no mundo artístico. Uma das minhas influências é a própria arte. Eu não desenho pelo desenho, nem pinto pela pintura, não quero mostrar que sou desenhista ou pintor, eu quero mostrar a importância dos artistas que eu estou retratando. Isso faz muito sentido na exposição, pois as pessoas que visitam também conhecem a história dessas pessoas e acabam se identificando bastante”.

Janis Joplin é uma das artistas retratadas

Na mostra, existem obras que homenageiam nomes de diferentes segmentos da arte, como cantores, atores e compositores, retratados tanto no desenho clássico quanto em Pop-art, possuindo diversas referências em cada uma delas, externadas devido aos sentimentos despertados no artista ituano por cada um dos ali homenageados.

Para trilhar esse caminho, Luciano Luz – que começou a desenhar ainda na infância – teve como ponto de partida em alinhar o desenho e o som na adolescência. “Comecei a curtir muito música. Na época, quando tinha uns 14, 15 anos, o grupo A-ha fez um clipe com a música ‘Take on me’, com um personagem que entra dentro de uma história em quadrinho e se transforma em desenho, junto com a namorada. Achei aquele efeito, preto em branco feito a lápis, incrível. Ali foi o ponto de partida para a exposição que tenho hoje”.

Professor na Escola Municipal de Iniciação Artística, da Prefeitura de Itu (situada na Casa da Praça, no Centro de Itu) tendo lecionado em sete anos para 1.350 alunos entre 10 e 70 anos de idade, Luz também dá aulas particulares em seu ateliê, atendendo nesta dupla jornada mais de 100 alunos por semana. “No passado, meio que estava sozinho nisso. Quando eu era adolescente não havia escola para desenho clássico. Agora, virou até uma novidade para muitas pessoas. É algo querido pelas pessoas”, comenta o artista.

O Vila Gastro Pub está localizado na Rua Joaquim Borges, 661, no bairro Vila Nova. Mais informações sobre a exposição ou a respeito de aulas de desenho clássico podem ser obtidas pelos telefones (11) 99891-2110 ou 2715-4443, com o próprio artista plástico. Já a Casa da Praça está situada na Praça da Matriz, 56.