Gravado em Porto Feliz, documentário “Outras Derivas” é atração no Festival de Artes de Itu

Foto: Cleber Avancini

Resultado do projeto “Rio Tietê, outras derivas”, o documentário “Outras Derivas” será exibido no 25º Festival de Artes de Itu, que começa neste final de semana. O documentário foi realizado em 2017 e narra o processo de criação de um projeto de artes integradas que ocupou espaços de Porto Feliz ao longo de três meses com oficinas e criações que reuniram as linguagens da dança, teatro, desenho e cinema. A exibição, que tem curadoria do cineasta Erik Tavernaro, é gratuita e acontece no próximo dia 12, às 19h, no CEU Jardim Vitória. Além da participação no festival de Itu, o filme também foi escolhido para integrar o 13º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que começa no final de julho.

“Começamos com um desejo enorme de mapear Porto Feliz de uma forma diferente, na busca de descobrir novas perspectivas para o nosso fazer artístico e para a produção de arte em cidades do interior. Um desejo que a partir de um mapa diferente, um ‘rastromapeamento afetivo’, pudéssemos através dele observar certos parâmetros da arte que já era produzida aqui e do que ainda podia-se produzir nesse território”, diz Babi Fontana, diretora artística do projeto.

Com o apoio do PROAC (Programa de ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), esse desejo se tornou objeto de pesquisa, que se desdobrou em uma série de oficinas, residências de criação e espetáculos-intervenções artísticas. O filme é resultado de todo esse processo, da concepção à execução, e sobre as dúvidas que permanecem após um ciclo de atividades que reuniu muitas pessoas, sua cidade e um mapa de possibilidades de manifestações culturais.

Na tela, os espectadores poderão reconhecer seu território e também descobrir novas possibilidades de ação dentro dele, despertando o olhar para atores e manifestações que transitam para além da fronteira do cotidiano e da história de uma cidade que nasce a partir de um rio, mas transborda para além dele por meio de seus múltiplos protagonistas.

“Foi um grande prazer reunir em um único projeto tantos artistas que admiro. Derivas pra mim é um filme que pulsa arte e deslocamento, é também sobre resistência e sobre dificuldade de se produzir um projeto artístico fora de uma capital brasileira”, afirma Fontana.

Sinopse:
Artistas se reúnem em torno de uma mostra de artes integradas na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo, para criarem suas obras a partir das margens do Rio Tietê. Neste cenário, o documentário propõe uma reflexão sobre os procedimentos de criação compartilhados pelas linguagens da dança, do teatro, do desenho e do cinema.