Gripe H1N1 já causou morte de três pessoas em Itu durante o ano, diz Secretaria de Saúde

Dois homens e uma mulher vieram a óbito por conta da doença, sendo nove casos registrados ao todo. Vacinação prossegue nos postos.

Vacina contra a gripe prossegue em Itu até o estoque se esgotar/ Foto – Divulgação/Prefeitura de Itu

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de Itu já teve, neste ano, 9 casos registrados de gripe H1N1, sendo que três evoluíram para óbito. Das três pessoas que faleceram, duas eram homens (um com 30 e outro com 53 anos) e uma era mulher (83 anos). Os dados foram solicitados pelo Periscópio após o jornal “Taperá”, de Salto, noticiar que a rede de saúde da cidade vizinha atendeu duas pessoas que teriam contraído a doença em Itu.

Sobre os ituanos que buscaram o atendimento saltense, a administração municipal informou que “o serviço de saúde do município de Itu conta com estrutura para atender esses casos, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde não tem como responder pela escolha dos pacientes e ou familiares”.

Ainda de acordo com a Prefeitura, os casos suspeitos notificados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou no Pronto Atendimento Municipal (PAM) são encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que solicita a internação via Governo do Estado.

“O paciente é internado e realizado o tratamento com antiviral e demais medicamentos de acordo com o quadro clínico”, explica a Secretaria de Saúde. A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º ou 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Vacinação

A campanha de vacinação contra a gripe, que protege a população contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A  (H3N2) e B, continua em Itu, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, até quando durarem os estoques no município. De acordo com a Secretaria de Saúde, até o último dia 25 de junho foram vacinados em Itu 64,84% dos contemplados pela campanha.

Podem se vacinar crianças de seis meses a nove anos, adultos a partir dos 50 anos, trabalhadores da saúde (redes pública e privada), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação de gestação – certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros).

E também: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais (mediante prescrição médica), professores (redes pública e privada), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.