Grupo EmpreZa promove Cabaret Voltaire na FAMA

Foto – Divulgação

Uma noite temática com inspiração dadaísta para celebrar a arte em seus muitos segmentos – seja música, audiovisual, dança e as mais diversas formas de expressão. Assim será o Cabaret Voltaire, que será promovido pelo Grupo EmpreZa neste sábado (20), às 18h, na Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA). 

O Cabaret Voltaire nasceu em Goiânia em 2002, como um espaço paralelo de convivência, durante o encontro promovido pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Goiás.

Na ocasião, várias propostas de atrações artísticas haviam sido recusadas pelo evento, e foi aí que Babidu, arte-educador integrante do Grupo EmpreZa, abriu as portas de sua casa para atrair as atividades que não poderiam participar da programação oficial da SBPC. Nascia, assim, um bar e espaço lúdico cultural.

Em 2016, como parte das comemorações do centenário do Dadaísmo, o lugar recebeu a placa oficial de Cabaret Voltaire das mãos do diretor do Cabaret Voltaire Zurich, Adrian Notz, sendo consagrado sede oficial do Dadá no Brasil.

No Cabaret Voltaire Goiânia, o Grupo EmpreZa realizou várias intervenções performáticas, assim como faziam os dadaístas no início do século passado, em seus happenings. Essa atmosfera de espaço artístico autônomo dará o tom à apresentação na FAMA, em Itu.

A FAMA fica localizada na Rua Bartolomeu Tadei, 6, Centro (antiga Fábrica São Pedro). O evento é gratuito e a classificação indicativa é de 16 anos.