Grupo Lonza inaugura centro tecnológico em Salto e cogita investimentos futuros

Richard Ridinger, CEO da Lonza, participou da inauguração do centro tecnológico da empresa/ Foto – André Roedel

Aconteceu na tarde da última segunda-feira (26) a inauguração oficial do Salto Technology Center (STC), do Grupo Lonza, localizado no Jardim D’Icaraí, em Salto. A solenidade de inauguração contou com a presença do CEO global da empresa (fabricante do conhecido cloro HTH), o alemão Richard Ridinger, além de autoridades como o prefeito saltense Geraldo Garcia.

A Lonza já estava presente na cidade de Salto desde 1991, porém agora inaugura um moderno centro tecnológico que contou com investimento na casa dos R$ 8 milhões para o desenvolvimento de novas tecnologias e fórmulas em áreas como Biociências, Cuidados ao Consumidor, Nutrição e Higiene, Revestimentos e Compostos, Agro Ingredientes e Tratamento de Águas.

E, segundo Ridinger, futuros investimentos não estão descartados. “Estamos avaliando investimentos futuros no Brasil”, disse o CEO – que considera que “as grandes catástrofes” econômicas no país já passaram. Com o STC, o Grupo Lonza – que possui 120 anos de atuação mundial e está presente em diversos produtos do dia a dia do consumidor final – quer dobrar seu mercado na América do Sul. O alemão ainda disse que a empresa pode incluir em sua planta saltense, nos próximos anos, a área de biofarma, que é um de seus principais segmentos.

A Lonza é um dos principais fornecedores globais da indústria farmacêutica, de biotecnologia e do mercado de ingredientes especiais. Fundada em 1897 nos Alpes suíços, a empresa conta com mais de 100 fábricas e escritórios e aproximadamente 14.500 funcionários – sendo cerca de 200 em Salto, onde fabrica cloro.

 

Geraldo celebra

Ao JP, o prefeito de Salto celebrou a expansão da Lonza na cidade. “Essa inauguração vem reforçar ainda mais aquilo que já é forte, que é a tecnologia. Junto com a universidade (a empresa possui uma parceria com a UFSCar) eles vão aperfeiçoar produtos não só para o Brasil como para a América Latina. Então eu estou muito feliz”, disse Geraldo Garcia.

“Salto se consolida de uma vez por todas como uma cidade industrial. Mais que isso: uma cidade que está buscando a essência”, prosseguiu o prefeito, destacando a parceria com a Lonza para o fornecimento de cloro para a piscina do ginásio municipal. Pelo contrato, a empresa vai fornecer 445 kg de cloro ao mês e 413 litros de um produto específico para tratamento de piscinas até 2020. Além disso, a empresa forneceu equipamentos de automação que ajudam na manutenção da piscina. (André Roedel)