Grupo realiza ações para fomentar as doações de sangue

Paulo Guerreiro (à frente) é idealizador do grupo Doadores do Amor, que desde maio do ano passado promove doações de sangue (Foto: Divulgação)

Segunda-feira (14) foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doação de Sangue e, há pouco mais de um ano, existe um grupo na cidade de Itu que vem ajudando a salvar inúmeras vidas.

Formado em maio de 2020, o grupo Doadores do Amor foi idealizado pelo diretor de Proteção e Defesa Civil de Itu, Paulo Henrique Muczinski de Castro, o Paulo Guerreiro, que desde então, em um intervalo de 30 a 45 dias, promove a doação de sangue para a Colsan (Associação beneficente de Coleta de Sangue) – Hemonúcleo de Sorocaba.

A iniciativa se deu após uma redução de 40% nas doações de sangue em meio à pandemia de Covid-19, sendo os tipos mais afetados com as doações o “O” positivo, “O” negativo, “A” positivo  e o “A” negativo.

“Nós levamos mais de 300 pessoas para fazer doação, nós temos o apoio do Regimento Deodoro (Quartel de Itu) e apoio de empresários e da Prefeitura”, explica Paulo. A Prefeitura, além de ceder o transporte, auxilia na divulgação e nos cadastramentos nos interessados na participação. A próxima saída do grupo para doação está prevista para o dia 7 de julho, com a ação aberta para os voluntários civis.

Paulo, que além de idealizar o grupo também realizou sua doação, aproveita para destacar a importância da ação. “Quem doa sangue doa vida, isso é muito importante. Infelizmente, por causa da pandemia, as doações caíram quase 70% [uma redução de 30% em relação ao ano passado]”.

“Gostaria de convidar a todos que participem, que doem sangue, doar sangue é doar amor e lá na Colsan de Sorocaba todas as medida sanitárias são tomadas, o ambiente é higienizado, existe o distanciamento, tanto na recepção quanto na triagem e na doação. Com certeza algum dia você pode precisar ou algum familiar seu e nós temos que pensar no próximo sempre, é um gesto de amor”, reforça.

Colsan

A reportagem do Periscópio esteve em contato com a Colsan, que atualmente tem a capacidade coletar uma média diária de 170 doações, sendo que de segunda a sexta-feira recebe aproximadamente 90 doações e aos sábados, 170. O gerente médico da Colsan, Frederico Guimarães Brandão, comenta a respeito da diminuição das doações. “Estamos com uma queda nas doações de sangue nesta época de pandemia do novo coronavírus, o que prejudica o atendimento de todos os pacientes graves atendidos em hospitais da região, com diversas patologias”, alerta.

“Precisamos de um número estável e constante de doações para mantermos os estoques em níveis adequados”, destaca Frederico, que participou ativamente da campanha para o aumento dos estoques na Semana Mundial do Doador, que ocorreu entre segunda-feira (14) e ontem (18), envolvendo os Hemonúcleos de Sorocaba e Jundiaí.

Em meio à pandemia de Covid-19, a Colsan adotou todos os critérios estabelecidos dos doadores como reforço na desinfecção dos ambientes, desinfecção das cadeiras a cada troca de doador, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os colaboradores, álcool em gel e o uso de máscara, que é obrigatório.

Além disso, a associação conta com o recurso do aplicativo “Colsan Doe Vidas” para agendamento das doações em qualquer ponto de coleta de sangue da Colsan, incluindo as unidades regionais. Em Sorocaba e Jundiaí, são disponibilizados 30 e 17 horários por dia, respectivamente, para agendamento prévio.

Interessados em doar podem primeiramente tirar dúvidas e saber quais são os critérios para a realização da ação através do telefone (11) 94737-2426 (Doadores do Amor). A Colsan está localizada na Avenida Comendador Pereira Inácio, 564, Jardim Vergueiro, em Sorocaba. Informações: (15) 3224-2930 ou pelo site www.colsan.org.br.