Guarda Municipal de Indaiatuba desarticula laboratório de entorpecentes

Foto: Eduardo Turati RIC/PMI

Na noite da última terça-feira (30/01), a Guarda Civil de Indaiatuba desarticulou um laboratório de entorpecentes no Jardim Pau Preto. Na ocasião uma pessoa foi presa e foram aprendidos 2 revólveres calibre 38, um deles com a numeração suprimida, dois carregadores de pistola, um silenciador, um colete balístico com emblema da Polícia Civil, 17 cartuchos de calibre 12 e 165 munições de diversos calibres.

Além de todo material bélico, os Guardas também localizaram 14 quilos de maconha, dentro de uma geladeira, e 25 quilos de cocaína, além de insumos e ferramentas para a preparação e distribuição das drogas e 82 aparelhos celulares. A ação foi bem-sucedida graças ao sistema de inteligência e monitoramento implantado em Indaiatuba e também a troca de informações com o Denarc.

“Com a prisão em flagrante do indivíduo e a apreensão do material ilícito, tiramos das ruas um propulsor do tráfico de Indaiatuba que também estava agindo nas cidades da região. Por isso, é importante sempre fomentar ações que agreguem as corporações da região, pois o crime precisa ser combatido além das fronteiras, com inteligência e estratégia, por isso sempre estamos buscando parcerias e convênios para fortalecer ainda mais a segurança da população”, comenta o secretário de Segurança Interino Sandro Bezerra Lima.

Indaiatuba possui integração de sistemas entre as cidades que possuem o monitoramento por meio da CRIM (Central Regional de Inteligência e Monitoramento), que integra dados da Prodesp, como carros roubados e furtados, ao sistema de monitoramento veicular inteligente.

Visando o sucesso de operações que combatem o tráfico de drogas e a violência entre as fronteiras, recentemente foi firmado um convênio para Ações Integradas entre as Guardas de Campinas, Elias Fausto, Itupeva, Monte Mor e Salto. A proposta dessa iniciativa é a cooperação entre os Municípios com vista ao desenvolvimento de ações preventivas interligadas.