Gustavo Oliveira é nome de futuro no Judô

O atleta é jovem e tem grande potencial para brilhar no Judô não apenas no Brasil, mas também mundo afora Foto: Arquivo pessoal

Gustavo Cardoso Oliveira, 19 anos, nascido em Salto, começou a praticar Judô em uma escolinha da prefeitura daquela cidade, quando tinha sete para oito anos. Na época o treinador Cleber Spessoto acabou falecendo. Gustavo então fez um teste para o Projeto Futuro, no Ibirapuera, em São Paulo, passou e com muito treinamento de dedicação, começou a vencer competições chegando a ser campeão paulista e brasileiro.

O atleta passou a defender as cores do Palmeiras, transferindo-se posteriormente para o Paineiras do Morumbi, onde ficou até ser dispensado, quando decidiu voltar para a região, passando a defender as cores da Seme/Itu, oportunidade em que reencontrou o professor Ricardo Oliveira, que no começo de tudo era seu auxiliar técnico, em Salto.

Em Itu, Gustavo participou de várias competições em 2019, sagrando-se campeão na grande maioria das competições e no final do ano, participou da seletiva nacional, em Fortaleza/CE, onde concorrendo com mais de 20 atletas, acabou ficando com o segundo lugar, conquistando vaga para defender a Seleção do Brasil.

Ricardo Oliveira, que era auxiliar técnico em Salto quando Gustavo iniciou, agora é seu treinador em Itu e vê o atleta com grande potencial. “Agora o Gustavo foi chamado para um teste no Pinheiros, em São Paulo, um clube grande onde ele poderá cresce r ainda mais”, disse otimista o treinador. Na última segunda-feira (06), o atleta iniciou sua trajetória no novo clube.

Tão bom quanto tímido, Gustavo é muito mais eficiente lutando que falando. Mesmo assim, disse que “é um prazer enorme estar no Pinheiros. Haverá uma evolução e espero crescer ainda mais”, disse o atleta que é saltense, criado no bairro São Pedro São Paulo. Olhando para o futuro, o atleta revela que “meu sonho sempre foi ser campeão mundial, um atleta olímpico, de ponta”.

Para a Olimpíada de Tóquio Gustavo não tem chance de participar, pois já ocorreram as seletivas – as quais ele não chegou a disputar, mas como tem somente 19 anos, seu futuro poderá ser muito promissor ainda. Mas há a possibilidade de Gustavo ir como sparring, o que seria bom para que ele já pudesse ir travando conhecimento no ambiente de uma olimpíada.

Na verdade, Gustavo Cardoso Oliveira é um nome para ser observado com muito carinho, pois trata-se de um atleta que muito pode crescer e, com isso, elevar o nome de Itu e Salto no Judô e trazer grandes alegrias e conquistas para o Brasil. Vale esperar para conferir.