História de famílias italianas na cidade de Itu é tema de livro lançado neste mês

Lançado no dia 2 de dezembro, o livro “Italianos em Itu – da imigração à atualidade” conta a história de 69 famílias de origem italiana que vivem na cidade. Cada uma delas foi escrita pelos próprios personagens, que relembraram desde a chegada dos antepassados em navios a vapor até emocionantes histórias de como as famílias foram se constituindo em Itu. Os relatos estão agrupados de acordo com região de origem de cada família na Itália.

A organização do livro foi de Edson Carlos de Oliveira, Maria de Fátima Boni Oliveira e Vilma Pavão Folino. Os três ituanos, com descendência italiana, receberam nesta semana a reportagem do “Periscópio” para uma conversa sobre o livro, publicado pela FoxTablet.

Os organizadores foram os responsáveis por convidar os autores, reunir os textos e editar o livro, que contém 400 páginas e cuja tiragem foi de 1.000 exemplares. O prefácio é do Consul Geral da Itália, Michele Pala.

A capa, ilustrada pela artista plástica ituana Edna Meneghini, retrata as diferentes fases da imigração italiana através de uma família de imigrantes saindo da Itália (tendo às costas a bandeira italiana), pisando em solo brasileiro (verde/amarelo) e colaborando na construção da cidade de Itu (Igreja Matriz, Circulo Italiano Dante Alighieri, Fábrica São Luiz, Fábrica São Pedro, Museu Republicano, dentre outros).

A renda líquida obtida com a venda dos livros e com a participação dos patrocinadores foi destinada ao Lar Nossa Senhora da Candelária, de Itu. No evento de lançamento a entidade recebeu um cheque de R$ 6 mil além do valor arrecadado com a venda de mais 89 livros. A festa, que atraiu 400 pessoas aproximadamente, lotou o salão principal do Círculo Italiano.

Houve homenagens aos autores e aos organizadores, leitura de um trecho do livro e apresentações musicais do Grupo Stella Bianca, de Jarinu. A organização da festa de lançamento contou com a assessoria e apoio dos alunos do curso de Secretariado, coordenados pela Profa. Ms. Maria de Lourdes A. Martins, da ETEC Martinho Di Ciero.

Para os organizadores, o sucesso do livro representa a importância dada pelas famílias para a própria história. “A ideia surgiu da escassez de registros históricos dessas famílias ituanas. No decorrer do trabalho, notamos o envolvimento e a emoção das pessoas, que se uniram em torno de um tema tão importante”, conta Maria de Fátima.

Segundo dados do Museu da Imigração de SP, mais de mil famílias de imigrantes vieram para Itu no período da grande imigração, no final do século XIX. “Então temos ainda muitas histórias a serem registradas”, relata Maria de Fátima, sobre os planos futuros de organizar um segundo volume.

A obra pode ser considerada também como uma espécie de legado. “Mostra que todos devemos agir corretamente no nosso dia a dia. Da mesma forma que temos orgulho dos nossos antepassados, queremos que as gerações futuras se orgulhem de nós um dia”, diz Edson Carlos.

“Nosso objetivo foi deixar registrada a história da imigração italiana na cidade. Pode-se dizer que é um documento histórico, uma importante fonte de consulta. Além do resgate histórico, foi o momento de manifestar solidariedade para uma instituição que precisa de auxílio. Dá gosto de ver e participar do processo de restauro do Lar Nossa Senhora da Candelária”, finaliza Vilma.

Os poucos livros remanescentes podem ser adquiridos na Banca do Toledo, na Padaria Borasca e na Livraria Entre Livros, no Shopping Plaza. O valor da venda continua sendo destinado para o Lar Nossa Senhora da Candelária. (Texto e fotos enviados por Maria de Fátima Boni Oliveira)

5 comentários em “História de famílias italianas na cidade de Itu é tema de livro lançado neste mês

  • 17/12/2017 em 11:27
    Permalink

    Complimenti !!!!

  • 06/04/2019 em 00:38
    Permalink

    Olá! Minha avó materna nasceu em Rovigo, Itália e o nome dela era Ester Alice Mazzuco e sei que seus pais vieram para a cidade de Itu por volta de 1898.
    Gostaria de adquirir o livro “italianos em
    Itu – da imigração a atualidade” para conhecer um pouco da história dos Mazzuco.
    Moro em Atibaia e queria saber onde adquirir o livro pela internet.
    Grata,
    Miriam

  • 20/05/2019 em 12:33
    Permalink

    como encontrar onde meu avó Bernardo Chiquinelli italiano ! residente em Quilombo em Helvétia falecido em 1944???? já faço busca a anos…sem nenhuma resposta ! por favor me ajudem!!!obrigada

  • 08/10/2019 em 12:24
    Permalink

    bom dia sua da familia oliveira nascida bairro do cristal dona catarina quero saber mais onde adquirir o livro

  • 30/06/2020 em 11:15
    Permalink

    Bom dia,
    Meu Tio Bisavô, ( ATTILIO DELLA NINA) VEIO DA ITALIA E SE JUNTOU A Comissão da Colônia Italiana de Itu era integrada por ele e entre outros, por Blackmann, Salvador Felizola,( Atílio Della Nina,) Luís Novelli, Paschoal Martini e Jacob Bresciani –

    Alguém pode informa como entrar em contato com esta COLONIA. GOSTARIA MUITO DE SABER NOTICIAS DELE DESTA ÉPOCA,
    Muito grata desde ja

Os comentários estão desativados.