História em quadrinhos de ‘ituanos’ ganhará edição de luxo em 2021

Pedro Mauro e Carlos Estefan durante a CCXP de 2017, quando lançaram o primeiro volume da trilogia “Gatilho” (Foto: André Roedel)

A trilogia em quadrinhos “Gatilho”, escrita por Carlos Estefan e desenhada por Pedro Mauro, ganhará uma edição de luxo em 2021 pela editora Pipoca & Nanquim – que venceu três vezes consecutivas o prêmio de Editora do Ano no HQ MIX, principal premiação do ramo das HQs no Brasil.

A edição definitiva contará com os três volumes já lançados da história do “pistoleiro sem nome” – “Gatilho”, “Legado” e “Redenção” – e mais uma história inédita, além de material extra. Outro diferencial é que as histórias serão coloridas – as HQs originais foram publicadas em preto e branco.

O anúncio oficial da edição, ainda sem mais detalhes divulgados, ocorreu em um vídeo de retrospectiva publicado no canal da editora Pipoca & Nanquim. Na internet, os fãs da obra já especulavam a republicação, uma vez que a trilogia havia sido um sucesso e suas edições originais estavam esgotadas.

Publicada de forma independente desde 2017, a história foi dividida em três volumes impressos pela Gráfica Igil, em Itu, lançados nas últimas edições da Comic Con Experience (CCXP), em São Paulo. Inspirada nos filmes de faroeste do cineasta italiano Sergio Leone, a trilogia mostra inicialmente um caçador de recompensas chegando a uma cidade abandonada em busca de justiça. Mas, para conseguir o que quer, precisará enfrentar muito mais do que o homem que procura: terá que exorcizar fantasmas do passado.

Pedro Mauro, que recentemente lançou um especial celebrando seus 50 anos de carreira artística, é morador de Itu há anos. Já Carlos Estefan por anos residiu na cidade e hoje é roteirista da Mauricio de Sousa Produções, que realiza os quadrinhos da “Turma da Mônica”.

Outra novidade divulgada inicialmente pelo canal Sobrecapa – e confirmada pela editora – é que Pedro Mauro irá ilustrar uma obra original de Giafranco Manfredi (renomado roteirista de quadrinhos italianos como “Tex” e “Mágico Vento”) a ser publicada inicialmente pela Pipoca & Nanquim. O quadrinho, ainda sem detalhes revelados, deve sair em 2022.