Homens são vítimas de mesmo golpe em Itu

Entre os dias 23 e 26 de novembro, a Delegacia Central de Itu registrou três casos de estelionato envolvendo financiamento de automóveis. De acordo com informações registradas em boletim de ocorrências, o primeiro caso se deu no dia 8 de novembro, mas só foi registrado na última quarta-feira (24/11).

A vítima, um instrutor de 37 anos de idade, morador do bairro Vila Santa Terezinha, financiou um carro por uma instituição financeira e, por conta da pandemia, teria atrasado duas parcelas do pagamento. Com o objetivo de atualizá-las, teria acessado o site da instituição, sendo atendido prontamente.

 Na sequência, o instrutor teria passado a trocar mensagens por WhastApp com um suposto atendente sem suspeitar, uma vez que este teria todos os seus dados e informações pertinentes ao financiamento. O suposto atendente então gerou um boleto de R$ 997,30, correspondente às duas parcelas em atraso.

 Porém, após efetuar o pagamento, o instrutor seguiu recebendo cobranças da instituição e, ao informar que já havia efetuado o pagamento, foi constado que foi vítima de golpe. O pagamento havia sido efetuado no dia 8 e a constatação se eu no dia 24, quando o instrutor se dirigiu então para a Delegacia Central, para a elaboração do boletim de ocorrência.

 Um aposentado de 70 anos de idade, morador do Jardim Alberto Gomes, também foi vítima de estelionato nos mesmos moldes. No dia 16 de novembro, ao procurar na internet o telefone da instituição em que financiou seu automóvel, a vítima encontrou um número, trocando assim mensagens por WhastApp, assim como na ocorrência acima.

 Foi gerado então um boleto no valor de R$ 2.100,48, para a quitação do veículo, sendo então efetuado o pagamento. No dia 23, ao entrar em contato com a instituição financeira, o aposentado foi informado de que não havia sido efetuado nenhum pagamento e que o mesmo foi vítima de golpe, se dirigindo então para a Delegacia para a elaboração do boletim de ocorrência.

Terceiro caso

A terceira ocorrência do gênero se deu na última sexta-feira (26/11) e a vítima foi um estudante de 20 anos, que também acessou o suposto site da mesma instituição financeira, com a intenção de quitar uma parcela e ao trocar mensagens com um suposto atendente pelo WhastApp, também teve gerado um boleto, em um valor não informado, sendo efetuado o pagamento.

Assim como nos dois casos anteriores, ao entrar em contato com a financiadora para confirmar a transação é que teve ciência de que havia sido vítima de um golpe, sendo então registrado um boletim de ocorrência. Até o fechamento desta edição, nenhum suspeito havia sido localizado pelas autoridades. Os casos seguem em investigação por parte da Polícia Civil.