Hortas orgânicas se mostram opção para uma alimentação e vida mais saudáveis

Em Itu, ONG Crescimento Limpo oferece produtos orgânicos, que trazem benefícios para o consumidor e para a economia local

Colaborador da ONG Crescimento Limpo mostra os legumes cultivados na horta/ Foto – Beatriz Pires

A tendência do consumo de produtos orgânicos têm crescido nos últimos anos. Porém, de acordo com o Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável (Organis), apenas 15% da população brasileira consome esses itens em que não são utilizados produtos químicos.

Em Itu, há alguns espaços que cultivam esses alimentos. Um deles é a horta da ONG Crescimento Limpo, criada pelo assistente social Mark Kaiser e pela teóloga Alice Kaiser em 2015. A entidade conta com pessoas em situação de rua, que são reinseridas na sociedade através do trabalho realizado na horta. No local, são cultivadas várias verduras e legumes, como couve, beterraba, salsa, cebolinha, hortelã, espinafre, manjericão e alface de todos os tipos, que custam R$ 3,00 o maço. Já o tomate cereja sai por R$ 6,00 cada 300 gramas.

Além do cuidado com a produção dos produtos orgânicos, o casal se preocupou com a sustentabilidade para montar a horta. “Quando surgiu a ideia, a gente estava recuperando daquela crise hídrica que teve (em 2014), então por isso a gente pensou no sistema de aquaponia que é o que tem aqui”, diz Alice.

A aquaponia consiste na união do cultivo de peixes com o cultivo de plantas sem o uso de solo, com raízes submersas na água. “A água dos peixes alimenta as plantas, as plantas limpam a água e a gente bomba de volta para os peixes. É um ciclo fechado”, conta.

Alice afirma que a procura pelos produtos tem sido muito boa. “Varia de acordo com a quantidade de produção que a gente tem. Eu diria que a gente vende entre 200 e 300 verduras por semana. Isso inclui tudo. E tem pessoas que vêm e compram quatro ou cinco, não é que a gente tem 300 pessoas passando por aqui”, explica.

Além de ser benéfico para a saúde, evitando problemas causados pela ingestão de substancias químicas tóxicas, serem mais nutritivos e saborosos, a aquisição de alimentos orgânicos ajuda na economia local. “É ótimo procurar produto orgânico e procurar de produtor local também. É um benefício para Itu”, afirma Alice. “Eu acho que é um dos apelos que eu faria: seja consciente a respeito do que você está comprando, mas seja consciente a respeito de onde você está comprando essas coisas também, porque isso ajuda na economia daqui”, ressalta.

A horta da ONG Crescimento Limpo, que também possui um espaço para consumo de produtos cultivados no local, fica na Rua Bahia, 49, Bairro Brasil. Outras opções de hortas orgânicas em Itu podem ser encontradas na Rua Mato Grosso, 16, Bairro Brasil e Rua Dr. Emílio Chierighini, Bairro Alto. (Beatriz Pires)