Hospital de Campanha do coronavírus em Itu já está pronto

Hospital Municipal de Campanha para enfrentamento à Covid-19 conta com 40 leitos
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

A Prefeitura de Itu, com participação efetiva da iniciativa privada, concluiu a instalação de seu Hospital de Campanha para o enfrentamento da Covid-19. A unidade de reforço no atendimento dos pacientes acometidos pelo novo coronavírus está pronta para funcionar no prédio da Maternidade Borges, na antiga Santa Casa.

São 40 leitos, sendo que cada quarto está equipado com as camas, suporte de soro, escada, ar condicionado, painel de gases (diferencial dos outros hospitais de campanha), roupa de cama e banho. A estrutura conta com alguns respiradores para suporte de emergência, que serão usados conforme demanda.

“Promovemos uma reestruturação completa desse espaço que estava sem uso e conseguimos um hospital de campanha com inúmeras vantagens se comparado com outros que surgiram neste momento importante de alerta na saúde pública. Temos condições sanitárias mais adequadas, tubulação de gases e mais conforto”, explica o prefeito Guilherme Gazzola (PL).

O atendimento no hospital de campanha, a partir de agora, será conforme a demanda. Começando a aparecer os casos positivos com necessidade de internação clínica, eles serão direcionados primeiro para a ala separada para o coronavírus do Hospital Municipal (uma vez que o local já conta com equipe) e conforme as vagas forem preenchidas os pacientes serão direcionados para o Hospital de Campanha.

Entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e equipe administrativa, serão cerca de 50 profissionais da rede municipal que foram realocados e já estão de prontidão para atuar. Foram investidos aproximadamente R$ 900 mil no local, sendo que 10% desse valor veio dos cofres públicos municipais e o restante de doações de empresários locais, em especial do setor da construção civil.

A secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, relata que “foram realizadas pintura, impermeabilização, troca de vidros, colocação de portas nos banheiros, readequação dos painéis de gases, nova parte elétrica e iluminação. Também foi criada uma sala de paramentação e desparamentação para os profissionais e houve reforma na sala de conforto médico”. Questionada se há planos para a manutenção do espaço após a pandemia, a Prefeitura informou que o foco, neste momento, é reforçar o enfretamento à pandemia.

3 comentários em “Hospital de Campanha do coronavírus em Itu já está pronto

  • 22/04/2020 em 23:59
    Permalink

    Que legal. Que bom.
    Ano de eleição, tem sempre “novidades”

  • 24/04/2020 em 19:22
    Permalink

    A campanha começou…

  • 24/04/2020 em 19:22
    Permalink

    A campanha começou. O vírus trás voto.

Os comentários estão desativados.