Hospital Municipal de Itu receberá novo arco cirúrgico e terá hemotransfusão

Arco em C (cirúrgico) aumentará a capacidade de cirurgias no Hospital Municipal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

Desde que foi inaugurado, em 2 de fevereiro de 2019, o Hospital Municipal “Dr. Emilio Chierighini vem recebendo constantes aprimoramentos e a mais recente aquisição, por parte da Prefeitura de Itu, foi um Arco em C (cirúrgico). O equipamento custou R$ 305 mil, foi pago com recursos de emenda parlamentar de autoria da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) e conta com intensificador de imagens para aplicações em procedimentos ortopédicos, urológicos, gastrointestinais, cirurgia vascular e cirurgias gerais.

 Com a aquisição do Arco em C (cirúrgico), o Hospital Municipal aumentará em torno de 30% a capacidade para realizar cirurgias até então não contempladas no local (cirurgias de calculose renal, de colocação de cateter duplo, correção de deformidades ósseas, por exemplo) e terá a possibilidade de efetuar exame arteriografia. O Arco em C já está instalado e a equipe do Hospital Municipal devidamente treinada.

Banco de sangue

 Outra conquista importante é que o Hospital Municipal está em processo de habilitação para realizar hemotransfusões e passará a sediar um Banco de Sangue. A hemotransfusão é a transferência de um hemocomponente ou hemoderivado entre duas pessoas (doadora e receptora). A instalação de um Banco de Sangue na cidade é uma demanda antiga da população.

  Em comentário no Facebook, a Prefeitura declarou que entrou em contato com o Hemocentro de Sorocaba tentando viabilizar a abertura de um posto de coleta na cidade, porém, devido aos custos operacionais, foi informada que não era viável devido à quantidade de bolsas coletadas historicamente.

“É importante salientar que o sangue antes de ser infundido no receptor necessita passar por rígido controle de qualidade, além de muitas vezes ser necessário o processamento das bolsas para obtenção de subprodutos como plaquetas, plasmas, etc. Sobre a abertura de um hemocentro municipal, não há possibilidade, devido ao número de habitantes”, prosseguiu.

 Atualmente, a Prefeitura realiza saídas solidárias até o Colsan, em Sorocaba, para interessados em doar sangue. A próxima ação será realizada no dia 13 de agosto.