Hospital Municipal passa a contar com oito leitos de UTI

Novos leitos foram inaugurados nesta segunda (Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu)

A reta final das obras dos oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal “Dr. Emilio Chierighini” foi vistoriadas na tarde desta sexta-feira (27), pelo prefeito Guilherme Gazzola (PL). A inauguração online desses leitos, que seguem os padrões do Ministério da Saúde, ocorreu nesta segunda-feira (30).

Com a abertura desses oito leitos no Hospital Municipal, a cidade de Itu amplia a capacidade de atendimento em UTI, considerando que passa a contar com um total de 33 leitos desse tipo. Os leitos estão assim distribuídos: oito no Hospital Municipal, 19 no Hospital São Camilo e seis na rede particular.

A UTI, de acordo com Resolução do Ministério da Saúde, deve contar com materiais para punção lombar; materiais para drenagem liquórica em sistema fechado; materiais para aspiração traqueal em sistemas aberto e fechado; aspirador a vácuo portátil; ventilador pulmonar mecânico microprocessado; equipamento para ventilação pulmonar mecânica não invasiva; materiais para traqueostomia; materiais para acesso venoso profundo, entre outros.

Segundo informações divulgadas anteriormente pelo próprio chefe do Executivo ituano em uma live, os leitos serão instalados e mantidos com recursos próprios do município, por meio de contrato existente com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco.

A cidade de Itu também dispõe de 65 respiradores (equipamento essencial no tratamento de casos graves de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus), sendo 18 da rede municipal (12 no Hospital Municipal, sendo cinco recém-adquiridos, quatro na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h e dois no Pronto Atendimento Municipal – PAM) e os demais na rede particular.

Mais ações
Ao JP, a Secretaria da Saúde informou que metade da estrutura do primeiro andar do Hospital Municipal foi separada para atendimento de casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. Além disso, tendas de pré-triagem foram instaladas no PAM, localizado na Vila Martins, e na UPA 24h, no bairro Nossa Senhora Aparecida.

No fim da tarde de sexta, Guilherme Gazzola protocolou uma requisição administrativa da parte superior do prédio da antiga Maternidade Borges, visando ao atendimento de necessidade pública urgente e transitória, diante de iminente perigo público, para a instalação de hospital de campanha de combate ao novo coronavírus e para suporte da população ituana. “Este é mais uma ação de gestão e preparação da nossa cidade para combater a pandemia do coronavírus”, publicou o prefeito em uma rede social.