IBAO: há 95 anos preparando gerações de alunos para o mercado de trabalho

Por Daniel Nápoli

Fachada da instituição de ensino, que fica na Praça Conde de Parnaíba, no Centro de Itu Foto: Daniel Nápoli

Na última segunda-feira (28/10), o Instituto Borges de Artes e Ofícios (IBAO) completou 95 anos de existência, marcados por oferecer de forma gratuita o ensino técnico de jovens e adultos de Itu e cidades vizinhas.

Em mais de nove décadas, a instituição passou por várias iniciativas e convênios nas esferas municipal e estadual e parcerias com entidades como o SENAI (que por 25 anos atendeu nas dependências do IBAO) e com grupos de empresários da região, procurando formar profissionais que atendessem às demandas do mercado de trabalho.

O IBAO tem a missão de manter vivos os valores éticos educacionais, buscando o conhecimento e promovendo a cidadania e o respeito, além de incentivar a amizade, traduzindo em realidade o espírito humanista e batalhador de seu patrono, Joaquim Bernardes Borges, português de nascimento, que após fazer fortuna em Itu e São Paulo, assinou no dia 10 de novembro de 1920 um testamento em que deixava parte de seu patrimônio à Santa Casa de Misericórdia, “com a condição de fundar e administrar perpetuamente na cidade de Itu uma instituição que se denominará Instituto Borges de Artes e Ofícios e uma Maternidade”.

Desde então, a instituição vem formando diversas gerações, tornando-se referência em ensino. “O IBAO é muito importante, se tornou referência, ideal para a cidade de Itu, que possui poucos cursos profissionalizantes. Uma escola muito respeitada; o aluno vai entrar aqui e vai sair sabendo. A escola é voltada para pessoas carentes. Para entrar, a pessoa tem que fazer um vestibulinho, no qual é atribuída a condição de ganhar até um salário mínimo e meio, tem que estar dentro disso para estudar aqui. Ela ganha uma bolsa de 100%. Ela faz o curso e não irá arcar com nada, com a escola financiando tudo”, explica a diretora Ana Maria dos Santos.

Oferecendo cursos de Ensino Médio, Técnico em Segurança do Trabalho e Cursos Livres (cuidador de idosos, informática, inglês, espanhol e enfermagem), a instituição – que é comandada pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu e atualmente conta com Raul de Paula Leite como provedor e Ibraim Veroneze como superintendente – possui durante o ano entre 400 e 500 alunos.

A diretora reforça a importância da instituição. “É de dar oportunidade aos jovens menos favorecidos de ter uma educação diferenciada, de qualidade, para poder entrar em uma universidade, um trabalho. Temos muitos jovens que entram automaticamente em universidades, muitos jovens aprendizes que se perpetuam no trabalho devido a capacidade e a parte educacional que tem aqui dentro, alunos que são funcionários de grandes empresas”, reforça.

“Todos aqueles que estão precisando capacitar para um curso para voltar ao mercado de trabalho, o IBAO é o ideal. Venha aqui que você encontrará toda a estrutura necessária para voltar, com um serviço muito sério”, finaliza a diretora.

Processo Seletivo

O IBAO divulgou recentemente seu processo seletivo para o ano de 2020, com os seguintes cursos: Ensino Médio – 1ª Série (inscrição dias 18 e 19 de novembro, das 13h30 às 16h e das 19h30 às 22h); Técnico em Segurança do Trabalho (inscrição dias 21 e 22 de novembro, das 13h30 às 16h e das 19h30 às 22h); cursos livres – cuidador de idosos (noturno, a partir de 18 anos); informática (noturno, a partir de 18 anos); informática (diurno, de 14 a 17 anos), informática (diurno, a partir de 18 anos) e espanhol diurno (a partir de 14 anos), inscrição pode ser feita nos dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2020, das 13h30 às 16h e das 19h30 às 22h. Para qualquer um dos cursos, o interessado deve levar o RG.

O IBAO está localizado na Praça Conde de Parnaíba, 83, Centro. Mais informações pelos telefones (11) 4022-3810 e (11) 4022-4761 ou por meio do site www.iscmitu.org.br.

Um comentário em “IBAO: há 95 anos preparando gerações de alunos para o mercado de trabalho

  • 04/11/2019 em 22:55
    Permalink

    Matéria sensacional sobre o IBAO já estudei lá em duas oportunidades,fui aluno da professora Patrícia Peixoto e posso garantir o ensino é ótimo

Os comentários estão desativados.