Idosos sentem falta de atividades da Terceira Idade

O dia 1º de outubro marca no calendário como o Dia Nacional do Idoso. O objetivo é a valorização do idoso e a proteção contra maus tratos. No Brasil, idosos são as pessoas consideradas com idade igual ou acima de 60 anos.

A data era celebrada em 27 de setembro até 2006, mas, com a criação do estatuto do idoso, em 1º de outubro, o dia do idoso foi transferido de data, conforme lei nº 11.433 de 28 de dezembro de 2006.

Em Itu, o Centro de Convivência da Melhor Idade, que hoje funciona na Rua Cláudio Fonseca, 338, Parque Nossa Senhora da Candelária, oferece as mais diversas atividades, como bordado, pintura, dança de salão, zumba, teatro, além de recreações como sinuca, xadrez e outros.

O objetivo é proporcionar aos idosos, horas de lazer e entretenimento sadio, possibilitando o encontro entre amigos em atividades, passeios, além da integração com clubes da Melhor Idade de outras cidades.

Em 25 de janeiro de 2020, o Grupo da Melhor Idade de Itu completou 26 anos de existência e o propósito de mudar para melhor a qualidade de vida dos idosos segue vivo, muito embora a pandemia do novo coronavírus tenha obrigado, de forma abrupta, a interrupção das atividades.

Esilina vem realizando diversas atividades em sua casa (Foto: Arquivo pessoal)

O Periscópio manteve contato com duas pessoas que frequentam o grupo. Para Esilina Calheirani, 69 anos, “para manter minha saúde, procuro fazer algumas atividades em casa. Faço algumas caminhadas pelo quintal, cuido das minhas plantas e me alimento bem. Além disso, para preencher o meu tempo, gosto de cozinhar, fazer receitas, novas e me dedico mais à leitura. Faço também artesanatos, tapetes e costuras. Claro que sinto falta de estar junto com os amigos, fazendo atividades na Melhor Idade, mas como não é possível, a gente tem que procurar meios para manter a nossa memória e corpo ativos, pensando que tudo isso vai passar e nós vamos voltar a nos encontrar”.

Já Francisco Custódio, 82 anos, diz que “deixei de ir lá em março, depois disso, não tive mais contato com o pessoal. Só fico em casa e para não dizer que não saio, faço caminhadas matinais, ando aqui por perto de casa por uns minutos e já venho embora. Não tenho mais contato com ninguém na Terceira Idade, Sinto muita falta das atividades, minha vontade é encontrar com o pessoal e abraçar um por um. A saudade é imensa, principalmente do pessoal da sinuca. Se pudesse voltar amanhã, eu voltava. Sinto muita falta daquilo tudo. Adoro todo mundo, é tudo gente boa. Espero que logo volte ao normal”.

A Prefeitura informou à reportagem que, por se tratar de um grupo de risco, não há previsão de retorno das atividades. O Grupo da Melhor Idade conta com cerca de 800 frequentadores e possui 3376 cadastrados/atendidos. O Grupo da Melhor Idade funciona sob a responsabilidade do Funssol – Fundo Social de Solidariedade.