Igreja do Patrocínio comemora os 160 anos da chegada de Madre Teodora a Itu

Por Beatriz Pires

Túmulo de Madre Teodora pode ser visitado diariamente / Foto: Nayara Palmieri

Em 15 de junho de 1859, há 160 anos, Luisa Josefina, conhecida como Madre Maria Teodora Voiron, chegava a Itu. Para comemorar a data, acontece hoje (15), às 15h, na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, uma missa presidida pelo bispo diocesano Dom Vicente Costa, em louvor a vida e obras da religiosa. Após a missa, haverá procissão na Praça Regente Feijó.

Nascida na cidade de Chambéry, na França, Madre Teodora iniciou a vida religiosa na comunidade das Irmãs de São José. Com apenas 23 anos foi enviada ao Brasil com uma grande missão: cuidar da educação de meninas e jovens de Itu. “Madre Teodora veio para fundar um colégio feminino aqui em Itu porque havia o colégio masculino que é o dos Jesuítas, onde é o Quartel hoje”, explica a Irmã Beatriz Ferraz do Canto.

O Colégio Nossa Senhora do Patrocínio teve suas atividades iniciadas no dia 13 de novembro de 1859 e foi o primeiro colégio feminino do Estado de São Paulo. “Ela foi convidada porque o bispo de São Paulo [Dom Antonio Joaquim de Melo] pediu às irmãs de São José de Chambéry que viessem para fundar um colégio feminino aqui e ela se ofereceu para viver aqui no Brasil”, diz.

Durante os mais de 60 anos de seu superiorato, Madre Teodora abraçou numerosas obras de caridade em orfanatos, asilos, hospitais, leprosários e escolas para meninas pobres, não apenas em Itu, mas em todo o Estado, enviando as irmãs para outras missões.

Madre Maria Teodora faleceu em 17 de julho de 1925, aos 90 anos, e teve seu corpo enterrado no cemitério que fica dentro do próprio Colégio. No entanto, em fevereiro de 1989, a Igreja reconheceu as virtudes da Madre e, por isso, deu a ela o título de “venerável”. Portanto, em 13 de dezembro de 1998, seus restos mortais foram transladados para dentro da igreja. “Ela tem que ser venerada na igreja, aí veio um padre de Roma e pediu para fazer o translado. Então, em 1998, ela veio para cá”, ressalta Irmã Beatriz.

A visita ao túmulo da Madre pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. Aos sábados, das 9h às 11h30 e das 14h às 15h e domingos, das 9h às 11h30 e 14h às 17h. A Igreja Nossa Senhora do Patrocínio fica na Praça Regente Feijó, 172, Centro.

Centro Promocional Madre Teodora
As obras de Madre Teodora continuaram após a sua morte, mas desde 1967 de uma maneira diferente. “Agora nós não temos mais o colégio porque a prioridade na época da Madre Teodora era a juventude, hoje a prioridade é a criança. Então, nós estamos com 260 crianças pobres aqui conosco, uma obra social chamada Centro Promocional Madre Teodora”, diz Irmã Beatriz.

O Centro é um projeto socioeducativo e funciona no período inverso das atividades escolares, com diversas atividades lúdicas e reflexivas, culturais, de desenvolvimento social e humano e oficinas. “Quem mantém somos nós, a Congregação, mas esporadicamente a gente recebe doações”, explica.

Para as comemorações dos 160 anos da chegada de Madre Teodora foram confeccionadas camisetas que poderão ser adquiridas em troca de dois litros de leite, que serão doados ao Centro Promocional.